Integração de Caprinos, Ovinos e Gado de Leite

A três quilômetros de Três Lagoas, em um local que ao chegar você se depara com uma estrada cheia de Ashopalo ou Choupala, árvores indianas que possuem o significado de trazerem a felicidade, encontra-se o Sítio Meu Mundo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A três quilômetros de Três Lagoas, em um local que ao chegar você se depara com uma estrada cheia de Ashopalo ou Choupala, árvores indianas que possuem o significado de trazerem a felicidade, encontra-se o Sítio Meu Mundo. Pelo sítio, orquídeas  enfeitam o ambiente. Todo o carinho e cuidado são transmitidos nas mais variadas espécies que retribuem com belas flores.

Ângelo Mário Tibery é o proprietário desse local que possui cerca de 20 alqueires e leva esse nome em alusão aos seus filhos.

“Estou com essa propriedade há  17 anos. Eu tinha uma fazenda em Água Clara e vendi para construir o Taj Hotel. Sempre quis ter uma área próxima da cidade onde eu pudesse vir, passar o dia, tirar o estresse e trazer minha família. Chamo meus filhos de Meu Mundo. Ao adquirir esse sítio, o nome não poderia ser outro”, diz Tibery.

De família tradicional em Três Lagoas, Ângelo, que muito gosta de esportes, passou um tempo da sua juventude em São Paulo, porém, quis seguir os passos de seu pai, onde a visão empreendedora corre nas veias da família Tibery. “Fui para São Paulo para nadar. Sempre gostei de esportes, porém, nasci em fazenda e cresci vendo meu pai, que foi um dos maiores criadores de Zebu, trabalhando para escolher os melhores animais, entre outras coisas e apaixonei por isso. Investi no Taj Hotel e hoje, aqui é o Meu Mundo, meu negócio e o que gosto de fazer”.

Quatro colaboradores ajudam nas atividades do sítio que trabalha com caprinos, ovinos e também com gado de leite.

Raça Anglo Nubiana

Os caprinos dessa raça são animais de grande porte, possuem vários músculos, são rústicos e tem pelagem variada. Um macho Anglo Nubiano pode chegar a pesar cerca de 120 quilos e as fêmeas 80 quilos.  Resultantes dos cruzamentos de cabras Nubianas originárias do Sudão (Vale do Nilo), com cabras da Inglaterra, são uma raça de dupla aptidão, produzindo leite e carne de boa qualidade.

“Hoje sou o pioneiro nessa raça em Três Lagoas. Optamos por um animal que comporte boa produção de leite. No hotel já fazemos alguns queijos artesanais de leite de cabra.  É uma interação. Tenho uma campeã e uma reservada. Comprei em um leilão virtual. Sempre busco seguir o legado do meu pai que é iniciar a produção com o melhor animal. Esses foram adquiridos e são os melhores de 2015”.

Questionado sobre o processo de desenvolvimento e evolução da raça, o empresário diz que “estamos fazendo um trabalho e queremos expandir. O mercado aqui não é tão expansivo, mas fazemos leilões virtuais com pré-lances. A maioria das vendas vão para o Nordeste.  Trabalhamos com genética forte”.

Investimento

“Para o caprino o investimento é um pouco menor, pois necessita de menor espaço, consome menos, mas é um animal que tem que ter manejo, gente para cuidar. O caprino, além de bom leite, tem boa carne”, ressalta Ângelo.

Atualmente o sítio Meu Mundo conta com  5 ovelhas, 2 reprodutores de ovinos, 25 caprinos fêmeas e 2 machos caprinos reprodutores.

Produção de Leite

Outra atividade que se destaca no Sítio Meu Mundo é a produção de leite. Cerca de 35 vacas dão em média 400 litros de leite por dia. “Somos o maior produtor de leite de vaca hoje em Três Lagoas. Temos que aumentar a produção, porém o custo é alto. Quero chegar em 1.000 litros de leite de vaca/dia. Hoje não tem um laticínio e para quem oferecer”, reforça.

Uma ordenha completa foi adquirida. O Investimento alto, de aproximadamente R$ 400 mil, mostra que independente de ser uma pequena propriedade, investir em tecnologia é fundamental para o sucesso de qualquer local. “É custo benefício. Estamos indo muito bem. Hoje, vendemos o litro de leite por R$ 1,40. Temos que ter uma vaca com boa lactação para compensar. Buscamos estar no patamar da modernidade, trabalhar com evolução e ter os indivíduos ideais para alcançar o sucesso. O foco principal do Sitio Meu Mundo é ter uma propriedade pequena que possa ser produtiva e dar prazer. Diversifiquei e consegui tudo isso”, finaliza.

Fonte: Ar-Comunicação

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas