Inspetores da Adapec discutem adequações ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal

A atualização do Decreto Estadual nº 343/96, que regulamenta o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), foi tema de reunião técnica entre os inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta terça-feira, 22.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O objetivo é a modernização das normas visando atender os requisitos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as adequações pretendem contemplar os apontamentos feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em relação à inspeção e reinspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. “Queremos cumprir todas as exigências para requisitarmos a adesão ao Sistema, pois sabemos das vantagens que terão nossos empresários com a possibilidade de expandir o comércio para todos os Estados brasileiros”, ressalta.

Entre as principais alterações discutidas no decreto está a competência do exercício das ações de inspeção e fiscalização, registro dos estabelecimentos, o âmbito da realização da inspeção, entre outros. “A reunião possibilitou discussões de novas propostas e alinhamento das opiniões que resultaram na alteração de alguns artigos, pois o decreto estava defasado”, explica a gerente de inspeção animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins.
Reunião com empresário

Nesta quarta-feira, 23, a reunião técnica será direcionada aos empresários de laticínios, frigoríficos e entrepostos registrados no SIE, quando serão apresentadas e discutidas as vantagens, para que os empresários formalizem o interesse por meio de um termo de compromisso.

Atualmente, o SIE do Tocantins conta com dois frigoríficos, quatro entrepostos de carnes e derivados, uma empresa de mel e 16 laticínios.

http://surgiu.com.br/noticia/235463/inspetores-da-adapec-discutem-adequacoes-ao-sistema-brasileiro-de-inspecao-de-origem-animal.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas