Índice internacional de preço dos alimentos da FAO cai após 5 altas

Resultado foi influenciado pela queda nas cotações internacionais de grãos. Maior redução nos índices específicos foi o de cereais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Resultado foi influenciado pela queda nas cotações internacionais de grãos.
Maior redução nos índices específicos foi o de cereais.

O Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) caiu em julho após cinco meses consecutivos de elevação. No total, o indicador atingiu 161,9 pontos em julho, 1,3 pontos (0,8%) inferior se comparado com o mês imediatamente anterior e 1,4% menor se comparado com o mesmo período do ano passado.
Colheita de milho em Mato Grosso (Foto: Reprodução/TVCA)
Índice internaional de preços caiu após cinco meses de alta. (Foto: Reprodução/TVCA)

O resultado, segundo a organização, foi fortemente influenciado pela queda nas cotações internacionais de grãos e óleos vegetais, que acabou puxando o índice para baixo, mesmo com os preços mais firmes dos lácteos, carne e açúcar.

A maior redução nos índices específicos foi o de cereais, que atingiu 148,1 pontos em julho, uma queda de 8,8 pontos (5,6%) se comparado com junho e 11% se com o mesmo período de 2015. Dentro dos principais cereais, o preço do milho caiu rapidamente com as boas condições climáticas nas principais regiões agrícolas dos Estados Unidos. O trigo também teve um desempenho negativo no mês incentivado pelo grande estoque mundial e pelas projeções de exportações abundantes na região do Mar Negro. Na contrapartida, o arroz se fortaleceu.

Já o Índice de Preço dos vegetais caiu pela terceira vez consecutiva ao bater 157,4 pontos em julho, uma queda de 4,6 pontos (2,8%) ante junho. O resultado foi puxado principalmente pelo desempenho do óleo de palma, que se desvalorizou por causa das chuvas sazonais no Sudeste Asiático. O preço da soja, óleo de girassol também foram influenciados por resultados mais favoráveis do que os previstos e contribuíram ainda mais para a queda do índice.

Na contramão, o setor de laticínios foi o que apresentou o melhor resultado ao fechar o mês em 142,3 pontos, um crescimento de 4,3 pontos (3,2%) em relação à junho, mas os preços continuam muito baixos historicamente. Os preços de todas as commodities analisada pelo índice subiram, em especial a manteiga. O setor lácteos tem se valorizado com redução da oferta por causa da baixa demanda internacional, principalmente do leite em pó. A União Europeia está considerando, inclusive, promover uma redução na produção de leite – que subiu 4,4% no ano até maio.

O preço internacional de carnes subiu 2 pontos e fechou a 159,9 pontos, 1,3% maior que o mês anterior. Os preços ficaram firmes em todos os produtos, em especial na carne suína, sustentada pela baixa oferta. Além disso, a demanda internacional por carne se manteve firme, o que ajudou a elevar o índice.

Influenciado pelos movimentos do real no Brasil, que está fortalecido ante o dólar americano, o preço do açúcar subiu 2,7 pontos (1%) em comparação com o mês anterior e atingiu 278,7 pontos em julho. A moeda brasileira mais valorizada tende a elevar o preço internacional do açúcar.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/08/indice-internacional-de-preco-dos-alimentos-da-fao-cai-apos-5-altas.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas