Importação de leite em pó será revisada

Importação de leite - Governo pediu revisão de direitos antidumping na compra de produto da União Europeia e Nova Zelândia Ampliar foto Importação de leite em pó será revisada
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Governo pediu revisão de direitos antidumping na compra de produto da União Europeia e Nova Zelândia
Ampliar foto Importação de leite em pó será revisada
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) conseguiu que o governo dê início ao processo para manter os direitos de antidumping para importação de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia.
A circular 7/2018, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, foi publicada na segunda (5) no Diário Oficial da União. A decisão atende a um pedido da CNA, iniciando o processo de revisão dos direitos do Brasil.
“Essa circular consolidou nosso pedido, considerando a nossa argumentação e dando início a revisão propriamente dita”, afirmou o assessor técnico da Comissão de Leite da CNA, Thiago Rodrigues.
A entidade enviou petição no final do ano passado solicitando a revisão dos direitos, enfatizando os riscos e danos que a importação de leite em pó desses dois países traria para o setor lácteo brasileiro.
No documento, a CNA comprovou os eventuais riscos que o fim da medida imposta a União Europeia e a Nova Zelândia poderia trazer para o mercado interno, reforçando que tais condições devem ser mantidas.
“Para ter acesso ao nosso mercado, esses países teriam que utilizar uma medida de dumping favorecendo os preços, trazendo-os para patamares mais realistas para o mercado brasileiro, o que se configura uma prática desleal de comércio”, frisou Rodrigues.
Desde 1999 a CNA trabalha para que o Brasil tenha esses direitos como medida de defesa comercial. O processo que foi estruturado em 2013 com validade de cinco anos venceu nesta terça (6). Thiago Rodrigues enfatizou que o direito ao antidumping é algo que o setor entende como crucial para manter condições justas de mercado.
“A medida é um ponto de defesa comercial que o setor tem. Com um mercado consumidor como o nosso, e sendo União Europeia e Nova Zelândia dois dos maiores exportadores de leite em pó no mundo, faz-se necessário coibir ações desleais de comércio.”
O Departamento de Defesa Comercial do Ministério informou às partes interessadas que a CNA iniciou o processo. Elas têm até 30 dias para se manifestar. O processo dura 10 meses, prorrogável por mais dois, em que as taxas praticadas continuam em vigor.
Ao fim desse período, sendo favorável para o Brasil, mantem-se a taxa de 14,8% para a União Europeia e 3,9% para a Nova Zelândia por mais cinco anos.
“Medidas como estas são necessárias para equilibrar a relação de mercado, o setor ainda irá conviver com a importação do leite em pó, porém temos que oferecer condições ao produtor brasileiro de ter mais fôlego, melhorando sua capacidade produtiva.”, concluiu Thiago Rodrigues.
Fonte: CNA

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas