Ideas for Milk: conheça a equipe vencedora do desafio!

O Ideas for Milk é o primeiro desafio de startups exclusivo para um dos maiores setores do agronegócio brasileiro: o leite, que reúne quatro milhões de trabalhadores, com 1,3 milhões de produtores atuando em 99% dos municípios brasileiros.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Ideas for Milk é o primeiro desafio de startups exclusivo para um dos maiores setores do agronegócio brasileiro: o leite, que reúne quatro milhões de trabalhadores, com 1,3 milhões de produtores atuando em 99% dos municípios brasileiros.

O desafio foi idealizado como uma oportunidade para desenvolver um novo mercado, que associa o conhecimento disponível em instituições de pesquisa e ensino ao conhecimento em tecnologias da informação e comunicação, reunindo profissionais dos dois universos. A iniciativa abre caminho para uma visão sobre a pesquisa e a inovação no agronegócio, explorando o ambiente colaborativo e de respostas rápidas para os usuários finais. Os movimentos em curso no país e no exterior mostram que esse caminho é imprescindível na busca de desenvolvimento e competitividade para o mercado brasileiro.

Equipe vencedora:

Uma plataforma que acompanha e gerencia a rota do leite desde o produtor até a indústria foi a iniciativa vencedora da final nacional do desafio de startups Ideas for Millk. A equipe SCL Rota – Sistema de Coleta de Leite é de Belo Horizonte (MG) e apresentou a plataforma que automatiza e integra os dados do processo de coleta e captação de leite de laticínios e cooperativas de ponta a ponta.

O segundo lugar ficou para a equipe Sytech Feeder (finalista de Juiz de Fora – MG), que desenvolveu um sistema integrado hardware/software que monitora em tempo real o consumo de concentrados de bezerras, com o objetivo de definir o momento do desaleitamento, otimizar tempo e mão de obra, promover ganho em desempenho e reduzir custo alimentar.

E o terceiro lugar ficou com a equipe SysLar – UFSC (finalista de Porto Alegre – RS), que apresentou um sistema para o monitoramento e controle em tempo real do percentual de gordura no leite, empregado na etapa de padronização, a fim de aumentar a eficiência da produção de leite e a qualidade dos produtos derivados.

De 137 inscrições selecionadas a oito finalistas

O processo de seleção durou cerca de cinco meses. Após o primeiro filtro seletivo, de 137 iniciativas foram escolhidas 40 para participar das finais regionais em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Viçosa (MG), Lavras (MG), Campinas (SP), São Carlos (SP), Piracicaba (SP) e Porto Alegre (RS).

Na etapa final do desafio, 31 profissionais de referência na pesquisa agropecuária, no mercado e em negócios de TI (tecnologia da informação) avaliaram os oito finalistas quanto: ao tamanho do problema a ser resolvido (relacionado ao tamanho do público-alvo e/ou mercado); à expectativa de longo prazo para o produto ser melhorado e expandido; quanto à dificuldade de implantação e execução da solução proposta: e quanto ao estágio de desenvolvimento do produto no momento do desafio.

Conheça os oito projetos finalistas:

Finalista Belo Horizonte: SCL Rota – Sistema de Coleta de Leite
Equipe: SCL Rota – Sistema de Coleta de Leite
Representantes: Otavio Augusto Fernandes e Juscelino Pereira
Tipo de solução: plataforma composta por um aplicativo para dispositivos móveis e um software web.
Descrição: O SCL Rota é uma plataforma composta por um aplicativo móvel e um painel de gerenciamento web que automatiza e informatiza o processo de coleta e captação de leite de laticínios e cooperativas ponta a ponta. Da coleta à integração dos dados coletados com o ERP da empresa.

Finalista Juiz de Fora: Systech feeder – Nutrição de precisão em tempo real para bezerras leiteiras
Equipe: Salvati & Morais
Representantes: Gustavo Salvati e Nilson Morais Júnior
Tipo de solução: hardware/software, podendo futuramente abranger um software web.
Descrição: O Systech feeder é um sistema integrado hardware/software que monitora em tempo real o consumo de concentrados de bezerras. Seu propósito é definir o momento do desaleitamento, otimizar tempo e mão de obra, promover ganho em desempenho e reduzir custo alimentar com gerenciamento eficiente via dispositivos fixos e móveis.

Finalista Viçosa: Magis Coleta
Equipe: Magistech Sistemas LTDA
Representantes: José Geraldo Paiva e Paulo Henrique Silva
Tipo de solução: aplicativo para dispositivos móveis com sistema Android; software web gerencial; web service RESTful.
Descrição: Voltada para o setor de captação de leite, a Magis Coleta proporciona às indústrias de laticínios automatizarem a captação, reduzindo custos, evitando fraudes e aumentando a confiabilidade no registro dos dados que passa a ser realizado diretamente pelo transportador in loco, diferentemente dos métodos utilizados atualmente pelas indústrias.

Finalista Lavras: Meu Leite – Muitos problemas, uma solução
Equipe: Meu Leite
Representantes: Marcos de Mattos e Job Vitral Neto
Tipo de solução: aplicativo mobile, associado a um selo de qualidade e rastreabilidade do leite. Para viabilizar a solução, o sistema foi desenvolvido em quatro partes: web service, administrador web, website e aplicativo mobile inicialmente disponível versão Beta para Android.
Descrição: Objetiva integrar consumidor, laticínio e fazenda. Permite ao consumidor conhecer a origem do leite e dos derivados no ato da compra. Identifica e filtra produtores e/ou laticínios diferenciados. Produtores conhecerão seu alcance de venda. Desenvolveu-se equipamento para tecnificar a coleta e o transporte, captando informações de produção e qualidade, aumentando a confiabilidade na cadeia produtiva.

Finalista Porto Alegre: Sistema de monitoramento e controle em tempo real do percentual de gordura no leite para o processo de padronização
Equipe: SysLat – UFSC
Representantes: Heron Eduardo Ávila e Roddy Antayhua
Tipo de solução: hardware baseado em sensoriamento, processamento e controle em tempo real.
Descrição: Sistema baseado em sensor de cavidade ressonante para o monitoramento e o controle em tempo real do percentual de gordura no leite, empregado na etapa de padronização, a fim de aumentar a eficiência da produção de leite e a qualidade dos produtos derivados.

Finalista São Carlos: Técnicas de visão computacional aplicadas na detecção de mastite na bovinocultura de leite
Equipe: Biossistec Jr.
Representantes: Luciano Lulio e Claudio Inácio Júnior
Tipo de solução: hardware/software.
Descrição: O projeto consistirá na pesquisa e na aplicação de um hardware de captação de imagens termográficas para o desenvolvimento de um software que irá analisar e classificar a existência ou não de mastite nos tetos das vacas de leite em tempo real.

Finalista Campinas:
Sistema de bioimpedância para análise da qualidade e rastreabilidade do leite
Equipe: Bia Technology Indústria e Comércio de Equipamentos Clínicos LTDA
Representantes: Roberto Carlos Valicheski e Ana Silvia Jacques
Tipo de solução: sistema de bioimpedância elétrica, composto de hardware portátil.
Descrição: Equipamento portátil de análise do espectro de contagem de células somáticas presentes no leite in natura, com emissão de laudo no ato do carregamento e transmissão dos dados ao laticínio. Será utilizado pelo transportador para avaliar temperatura, CCS, e fornecer comprovante ao produtor de leite.

Finalista Piracicaba: Manejo Integrado da Mosca-dos-estábulos
Equipe: Colly Química Indústria e Comércio LTDA
Representantes: Andrea Craveiro e Alexandre de Andrade
Tipo de solução: aplicativo para dispositivos móveis a ser usado em conjunto com armadilhas.
Descrição: Aplicativo para dispositivos móveis usado em conjunto com armadilhas de captura para monitorar e controlar o nível de infestação da mosca-dos-estábulos na criação de gado e na produção de leite, minimizando os prejuízos que chegam até 30% de perda de peso e 50% de redução de leite em grandes infestações.

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/ideas-for-milk-conheca-a-equipe-vencedora-do-desafio-103328n.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas