IBGE: compra de leite cru soma 6,0 bi de l no 1º tri, primeira alta após 3 anos

IBGE -  A aquisição de leite cru no País totalizou foi de 6,0 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2018, o primeiro aumento após três anos de quedas consecutivas para o período.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A aquisição de leite cru no País totalizou foi de 6,0 bilhões de litros no primeiro trimestre de 2018, o primeiro aumento após três anos de quedas consecutivas para o período. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento considera apenas a aquisição de leite feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária, seja Federal, Estadual ou Municipal.
O volume adquirido foi 8,3% menor do que o registrado no quarto trimestre do ano passado, mas 2,4% maior que o alcançado no mesmo período de 2017, o equivalente a 140,80 milhões de litros de leite a mais. O primeiro trimestre do ano é caracterizado por uma queda sazonal da produção de leite, logo após o pico no último trimestre do ano, ressaltou o IBGE.
Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, houve aumentos em 15 das 26 Unidades da Federação participantes da pesquisa. Os destaques foram o Paraná, com 54,81 milhões de litros a mais; Santa Catarina, mais 50,13 milhões; e Rio Grande do Sul, com mais 23,88 milhões. O Pará teve a redução mais intensa no período, 11,75 milhões de litros a menos.

Minas Gerais manteve a liderança na aquisição de leite, com 25,7% da aquisição nacional, seguido pelo Rio Grande do Sul (13,7%) e pelo Paraná (11,7%).
O IBGE divulgou no mês passado uma prévia do abate de animais do País. O levantamento divulgado nesta quinta traz os dados definitivos da pesquisa para o período de referência.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas