Hackathon Agroleite gera ideias de negócios para cadeia produtiva do leite

Hackathon Agroleite. Em aproximadamente 40 horas de maratona, nove soluções de base tecnológica para a cadeia produtiva do leite foram desenvolvidas. As soluções foram criadas durante
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Em aproximadamente 40 horas de maratona, nove soluções de base tecnológica para a cadeia produtiva do leite foram desenvolvidas. As soluções foram criadas durante o Hackathon Agroleite, realizado de 4 a 6 e agosto, na sede do Senai, em Ponta Grossa. O evento foi realizado pelo Sebrae/PR e Castrolanda, com o apoio do Senai, IBM e Net Claro, e patrocínio da Alegra Foods, e antecipou o Agroleite 2017, evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite, que acontecerá de 15 a 19 de agosto, em Castro.
A maratona atraiu 40 participantes, entre designers, programadores, desenvolvedores e profissionais do agronegócio e da cadeia produtiva do leite. As nove soluções propostas ganharam também um viés de mercado, a partir da orientação de mentores das áreas, auxiliando as equipes no modelo de negócio e nas formas de monetização, principalmente junto aos produtores e cooperativas de leite de todo o país. Ao todo foram nove equipes que trabalharam soluções para aumentar o nível e gestão econômica, financeira e técnica das propriedades, além de buscar a melhoria no acesso às informações e capacitação de produtores. Tudo focado nos benefícios para a cadeia produtiva em geral e para o consumidor final.
Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro e terão consultorias pelo Sebrae/PR, além da pré-incubação na UTFPR e da possibilidade de parceria com a Castrolanda, para os testes de suas soluções. A equipe que obteve maior pontuação foi a “Internet of Cows’, com a solução Sistema de Monitoramento Integrado. A proposta, conforme explica Lucas Ramon, um dos integrantes da equipe, é influenciar no bem-estar dos animais e, consequentemente, na produtividade, o que vai gerar lucro para o produtor. “Nos esforçamos para ganhar, focamos no lado operacional e o fato de termos engenheiros na equipe ajudou”, conta. A expectativa é desenvolver o projeto piloto na região.
A segunda colocada foi a “Muh”, solução criada com o objetivo de otimizar o tratamento e interpretação dos resultados nas ferramentas já existentes, o que pode impactar diretamente no aumento da produtividade, qualidade e rentabilidade do produtor. “A ferramenta interativa pode ser acessada pelo produtor e ele obter orientação de maneira prática, rápida e específica pelos assistentes virtuais”, explica o integrante da equipe, Augusto Alfred Meierjürgen.
A terceira colocação ficou para a solução “Look Leite – De olho na qualidade do leite”. A ideia é facilitar a gestão da produção leiteira através da compilação de dados obtidos pelo Web+Leite e outros dados do dia a dia do produtor, utilizando ferramentas, sistemas e sensores para otimizar a mão de obra e garantir a qualidade do leite produzido. “A equipe contou com o expertise de três médicas veterinárias. Certamente vamos trabalhar com o projeto piloto e aprimorá-lo”, pontua Daniel Skorski, um dos criadores da solução.
Na avaliação da consultora do Sebrae/PR e gestora do programa de Startups na região, Thaise Amaral Orita, as soluções desenvolvidas no evento superaram as expectativas. “As ideias que surgiram são maduras e baseadas em problemas reais que foram apresentados pela Castrolanda para o evento. São projetos inovadores, com elevado potencial de crescimento e que têm tudo para ganhar mercado”, diz.
Para a consultora, o fato de ter uma temática específica para cada hackathon ajuda de forma eficaz determinado setor. “Os hackathons seguem uma metodologia com foco na inovação e as equipes buscam as soluções de forma disruptiva, para agregar valor a um setor específico. O agronegócio tem alta demanda de tecnologias e os participantes foram diretamente nas dores da cadeia produtiva do leite. Então é um setor expressivo e que tem muitos desafios. As equipes do hackathon estão agora ansiosas para testar os produtos desenvolvidos e terão todo apoio do Sebrae com consultorias, workshops, participação em eventos de inovação, além do contato com com mentores, como da Endeavor, para que possam se inserir no mercado e obter crescimento”.
O coordenador de Tecnologia da Informação da Cooperativa Castrolanda, Luiz Fernando Frederico, reforça que a maratona, que teve quase 40 horas, permitiu a evolução dos projetos. “Foi uma iniciativa sensacional e que vem de encontro às soluções tecnológicas para a atividade da pecuária leiteira. Queremos ver esses projetos ganhando mercado e no que estiver ao nosso alcance, vamos apoiar”, considera.
Fonte:  Diário Comercio
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas