Governo peruano veta lei que proíbe uso de leite em pó no país

Governo do Peru. vetou e devolveu ao Congresso uma lei que proibia o uso do leite em pó para a elaboração de derivados no país, um projeto que foi aprovado em junho.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Governo do Peru. vetou e devolveu ao Congresso uma lei que proibia o uso do leite em pó para a elaboração de derivados no país, um projeto que foi aprovado em junho.
O governo refutou, em um documento enviado ao Congresso, que o uso de leite em pó, não produzido no país, não prejudica a produção de leite fresca, que cresceu de forma sustentável no país.
«Entre 2009 e 2015, a produção de leite fresco cresceu 21%», alegou o documento enviado pelo Executivo ao Legislativo.
Além disso, o governo indicou que os produtos que são vendidos como «leites vegetais» não estão induzindo o consumidor ao erro.
«Eles são conscientes que o produto provém de uma fonte vegetal e que só se utiliza o conceito ‘leite’ para definir uma característica do produto. Não se gera uma situação na qual o consumidor se veja induzido a erro e não existiria uma justificativa para essa restrição», explicou o governo.
Por esses motivos, o Executivo considerou que a lei aprovada pelo Congresso restringiria a comercialização e a importação de leite em pó, uma medida que poderia ser considerada discriminação para o produto importado.
A lei também seria contrária a acordos internacionais assinados pelo Peru para facilitar o comércio internacional.
No entanto, a Associação de Criadores de Gado Leiteiro do Peru (Agalep) respondeu, em comunicado, que a decisão representa um «atentado» contra os consumidores do país e uma «demonstração» que eles estão no fim da lista de prioridades de um presidente que «cede e fraqueja diante da chantagem e do lobby empresarial».
Para os criadores, a medida só busca defender a indústria láctea. A Agalep também afirmou que o projeto não restringirá a importação de leite em pó, tampouco geraria barreiras tarifárias ou medidas fitossanitárias que descumpram normas internacionais.
O Congresso deverá agora decidir se arquiva, modifica ou insiste em manter a lei como foi escrita. Caso ela seja aprovada, o Executivo deverá sancioná-la de maneira obrigatória.
http://www.jornalfloripa.com.br/mundo/noticia.php?id=39768740

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas