Governo de Minas libera recursos para a pesquisa na área de queijos artesanais

Cerca de R$ 1 milhão será investido em 12 projetos de pesquisa selecionados.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Governo de Minas Gerais liberou recursos no valor de aproximadamente R$ 1 milhão para projetos de pesquisa na área de queijos artesanais. A ação é resultado da articulação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), após identificar junto aos produtores rurais a necessidade de informações científicas quanto à segurança sanitária e à caracterização dos queijos mineiros. Os recursos foram liberados por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O objetivo da iniciativa é financiar propostas de pesquisa que contribuam para promover a sustentabilidade e a melhoria da qualidade em toda a cadeia do queijo artesanal. Foram aprovados 12 projetos pelas Câmaras de Assessoramento da Fundação, num total de 45 projetos inscritos.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Amarildo Kalil, o investimento em pesquisas é uma demanda antiga do setor identificada pelos técnicos, fiscais, extensionistas e os próprios produtores. “O queijo artesanal é um produto reconhecido como parte cultural e de tradição dos mineiros. A sua produção também tem um peso significativo na geração de emprego e renda das famílias e é uma atividade presente em todas as regiões do estado. Ainda assim, existe uma demanda reprimida de questões do processo de produção que necessitam de comprovação científica, sempre visando à melhoria da qualidade e da segurança para o consumidor”, afirma.
Alguns dos temas dos projetos aprovados foram: «Caracterização dos fungos dos Queijos Minas Artesanais da região da Canastra”; “Uso de sistema alagado construído para tratar efluente gerado em queijaria artesanal”; Elaboração e implementação de sistema de rastreabilidade e gestão da informação em queijos artesanais mineiros”; “Caracterização físico-química e microbiológica dos queijos artesanais da região do Campo das Vertentes e dos queijos de ovelha produzidos em Itapecerica em diferentes períodos de maturação”. Os responsáveis pelos trabalhos selecionados fazem parte do corpo de pesquisa da Embrapa/Gado de Leite (Juiz de Fora); Epamig, UFMG; Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.
Simpósio Queijos Artesanais
Nos dias 17 e 18 de maio, será realizado, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, o 3º Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil – Origem, Tradição e Valorização. O evento é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e seus órgãos vinculados (Emater-MGEpamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), pela Faemg, Sebrae e o Iandê, que é uma cooperativa de trabalho com os pequenos produtores.
O objetivo do simpósio é promover um ambiente de troca de informações entre produtores, pesquisadores, técnicos e todos os envolvidos na cadeia produtiva dos queijos artesanais.
 
Fonte: IMA
Imagem: IMA
Autor: IMA
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas