Governo dará apoio a produtores de leite de São José do Divino

O secretário do Desenvolvimento Rural participou de encontro com criadores do município.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, e a superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Patrícia Vasconcelos, reuniram-se, nesse domingo (04), com produtores de leite do município de São José do Divino, no norte do estado. O objetivo do encontro foi trocar informações e identificar as principais dificuldades dos produtores da região, afim de encontrar soluções para potencializar a produção de leite.
Dentre as principais questões apontadas pelos produtores, está o alto custo da energia elétrica e a necessidade de subsídio de energia. A lei atual de subsidio é destinada para irrigação e para a piscicultura, operacionalizada por meio do Emater e cujo o desconto varia de 10% a 70%, dependendo de um conjunto de fatores como, por exemplo, o tamanho da área. Ao final da reunião, ficou decidido que será elaborado um levantamento para verificar quem tem interesse de solicitar o subsídio estadual para realização de um cadastro.
Outra pauta discutida no encontro foi a apresentação de proposta para a criação de cooperativa de produtores de leite que, entre outras ações, possa fazer parte de futuros empreendimentos.
Piauí Empreendedor
A superintendente da Agricultura Familiar destaca que as discussões e encaminhamentos dessa reunião fazem parte do Projeto Piauí Empreendedor, “já que esse é um programa de governo que tem como meta aumentar o PIB do Piauí, incentivando as cadeias produtivas da cajucultura, piscicultura, suinocultura, fruticultura e leite, e aqui estamos identificando dificuldades e buscando soluções”.
Patrícia informou, ainda, que inicialmente o programa tem dado prioridade ao acompanhamento técnico, capacitação e qualificação e ao financiamento por meio do fundo de investimento e do fundo de aval que está sendo pensado pela Agencia de Fomento.
Dentre os vários campos de atuação do programa, algumas regiões e territórios foram identificadas pelas câmaras setoriais como prioritárias nessas cinco cadeias.
Francisco Limma disse que é importante frisar que o processo já está em andamento. “Após o lançamento do Piauí Empreendedor pelo Governador Wellington Dias na semana passada, já foram realizadas as oficinas de planejamento das cinco câmaras setoriais dessas cinco cadeias: a da fruticultura, em Guadalupe; suinocultura, em Teresina; piscicultura, em Nazária; cajucultura, em Santo Antônio de Lisboa; e leite, em Parnaíba. Depois dessas oficinas, as ações serão incrementadas com agentes de desenvolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) para elaboração de projetos de custeio para os produtores das cadeias citadas”, complementou o secretário.
O comitê gestor do Piauí Empreendedor é formado pela Seplan, SDR, Agência de Fomento, Emater, Cepro e câmaras setoriais. Esses órgãos fazem interface com instituições federais e outros órgãos do estado para integrar as políticas públicas de desenvolvimento comuns às cinco cadeias produtivas.

 
http://www.pi.gov.br/materia/sdr/governo-dara-apoio-a-produtores-de-leite-de-sao-jose-do-divino-1339.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas