Governador e Piauí Fomento defendem fundo de aval para Câmaras Setoriais

Governador e Piauí Fomento Em audiência realizada nesta segunda (03), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias e o presidente da Piauí Fomento, César Fortes, definiram planos para oficialização de fundo de aval
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Governador e Piauí Fomento defendem fundo de aval para Câmaras Setoriais
O Estado deverá encaminhar à Alepi minuta para a criação do fundo
Em audiência realizada nesta segunda (03), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias e o presidente da Piauí Fomento, César Fortes, definiram planos para oficialização de fundo de aval para pequenos e médios produtores piauienses. Na reunião foi aprovada uma minuta para a criação do fundo que, de acordo com o governo, busca uma nova sistemática para reduzir juros e burocracias e facilitar a intermediação do Estado no acesso a linhas de crédito com a rede bancária.
Dentro dessa linha de negociação para a área das Câmaras Setoriais, o Piauí já está em tramitação de créditos junto ao Banco Nordeste. De acordo com César Fortes, o intuito é buscar multiplicar os recursos em crédito para pequenos produtores. “Estamos centralizando um Fundo de Aval que vai multiplicar [créditos], inicialmente, nessa fase de crédito com o Banco do Nordeste. O Estado vai criar, com um pedido que será feito à Assembleia Legislativa, um Fundo de Aval que vai multiplicar por 20, 25 vezes os empréstimos do Banco do Nordeste”, prevê o presidente da Piauí Fomentos.
De início, os recursos vão se destinar às cinco Câmaras Setoriais do Programa Piauí Empreendedor. Serão contempladas as câmaras de fruticultura, de leite e mais três. “O Banco do Nordeste vai financiar com uma garantia muito maior por conta do fundo de aval, dando melhores condições de crédito para que essas cinco Câmaras inicialmente possam gozar desse crédito”, explicou Fortes. Para os investimentos na área da produção de leite, por exemplo, os recursos serão utilizados para aquisição de matrizes para formatar o pasto para vacas leiteiras.
Os recursos do fundo de aval auxiliarão na estruturação de uma indústria do leite na região de Piracuruca e São José do Divino, voltada para a produção do leite Longa Vida. A ação deverá movimentar a economia com um investimento do setor privado de aproximadamente 40 milhões, que terá participação do Estado através do fundo de previdência e do próprio Estado.
Para o governador Wellington Dias, os investimentos no manejo do leite irão fortalecer a produção do produto no Estado, que se configura com um consumo significativo. “Nós consumimos algo como 800 mil litros de leite todo dia e só produzimos cerca de 100 mil. Então é necessário um esforço para gerar emprego e renda nesta área”, pontua Dias
Da mesma forma, na fruticultura, o Estado pretende ampliar o financiamento e a produção de frutas que atualmente são consumidas de outros estados e têm condições de serem produzidas dentro do território piauiense. “Destaco ainda a área relacionada a caprinos, ovinos e suínos, ou seja, o Estado tem as Câmaras Setoriais e através delas a condição de financiamento, a preparação técnica tanto do profissional como do empreendedor, o objetivo sempre é gerar emprego”, destacou Dias.
Autoria: Valmir Macêdo
http://www.pi.gov.br/materia/desenvolvimento/governador-e-piaui-fomento-defendem-fundo-de-aval-para-camaras-setoriais-1794.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas