Global Agribusiness Fórum 2016: um compromisso com o novo Agro Brasil

... do Amanhã. Como fazer mais com menos, disseminando as bases do desenvolvimento sustentável.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O cenário é mais do que conhecido, mas não há mais um só segundo a perder. O Brasil é chave para a produção e comercialização de grãos e carnes no planeta, o mundo vai viver novas três décadas de crescimento da população, classe média e procura por proteínas. Mas nosso país precisa ser muito mais ágil para consertar os rumos da Política e Economia, correr atrás de novos e competentes parceiros comerciais e destravar os nós da burocracia, logística e normais. O diagnóstico foi apontado por setecentos expoentes da agricultura mundial que estão reunidos em São Paulo para discutir o futuro da agropecuária e a busca de alternativas aos desafios para o desenvolvimento sustentável, durante o Global Agribusiness Fórum 2016, evento realizado pela DATAGRO, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO) e Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ).

A abertura desta segunda-feira contou com a presença do Presidente em exercício Michel Temer, os ministros Blairo Maggi (Agricultura e Pecuária) e José Serra (Relações Exteriores), deputados estaduais e federais, senadores, executivos e personalidades do negócio chamado Agropecuária, do Brasil e outros quarenta países. Michel Temer agradeceu o apoio recebido pelo segmento para fazer as reformas básicas na Política, Economia e Previdência do Brasil. “Isso me dá ânimo para trabalhar pela recuperação do nosso país. Até porque se eu continuar no cargo, terei que tomar medidas impopulares para entrarmos no trilho novamente”, informou. Na sequência, os anfitriões Plínio Nastari, presidente da Datagro, e Cesário Ramalho, presidente do Conselho do GAF 2016, saudaram a todos, anunciaram a apresentação do Coral do Bradesco e comandaram a entrega de prêmios para o presidente do Conselho Deliberativo do Banco Bradesco, Lázaro Brandão, o Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e o Governador de São Paulo Geraldo Alckmin. “Vivemos um ótimo momento do Agronegócio. Eu sempre acreditei na capacidade do setor. Por isso o banco sempre atuou com energia no financiamento de projetos do segmento”, falou Lazaro Brandão. Antes do início dos debates, quarenta e seis entidades representativas do agronegócio entregaram ao presidente Michel Temer um manifesto de confiança, reafirmando a confiança na nova etapa de gestão do país.

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, abriu a conferência criticando a burocracia do estado brasileiro e insistiu que o setor precisa caminhar ao lado da retomada do projeto de um país consistente. “Temos que fazer mais com menos. Não é segredo para ninguém que não temos dinheiro. Porém é necessário tocar projetos que não tratem de gastos. E chegarmos a uma fatia de 10% do comércio agrícola mundial em apenas cinco anos”, defendeu. O ministro ainda conclamou o setor a exibir o atestado de competência que o segmento pode apresentar hoje ao mundo no que toca eficiência e sustentabilidade. “Ouvimos muitas críticas e não podemos mais deixar de esclarecer que mantemos 61% de vegetação nativa mesmo sendo campeões em produção. Sem falar que nosso país mantém os índios em reservas que ocupam 13% do território ao mesmo tempo em que somos campeões agrícolas usando apenas 11% do mesmo território. Respeitamos o meio ambiente e temos leis severas de proteção”, arrematou.

O chanceler José Serra reforçou o mesmo discurso, destacando a importância de o Brasil aumentar o relacionamento comercial internacional e tomar medidas para ser mais competitivo internamente, produzindo e transportando a produção mais rapidamente e com preços mais baratos. “A atuação brasileira no plano internacional exige muito mais energia e posicionamento. Apontar claramente uma postura de liderança. Mas, antes, temos que mostrar que corrigimos os nossos erros, melhorarmos nossa imagem no mundo e diminuirmos bem o custo brasil para podermos alcançar uma inserção justificada, merecida”, analisou o ministro José Serra. Aprimorar toda essa logística do Agro Brasil vai ser chave para a economia retomar o fôlego e dirimir os prejuízos causados por três anos seguidos de depressão econômica. “Hoje, temos o reconhecimento das autoridades nacionais sobre a importância do agronegócio brasileiro. E está muito claro o que interessa aos investidores do setor, aqui e no exterior. O mundo carece de mais alimentos, os preços do agro vão permanecer em níveis mais elevados, é necessário acertar o passo da distribuição de comida pelo mundo e os consumidores serão cada vez mais exigentes”, analisou Luis Vieira, vice-presidente da PWC. “Agora, estamos mais otimistas. Está certo que autoridades, especialistas e o mercado sabem do papel do Agronegócio brasileiro no panorama mundial de alimentação das populações”, concordou Alan Jorge Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil.

Outros quarenta líderes e especialistas estão contribuindo com novas discussões sobre promoção comercial, o desafio de abastecer o mundo, produção sustentável e projeções globais para a agricultura até 2050. Profissionais como Darci Vetter, Chefe de Agricultura da United States Trade Representative; José Manuel Silva Rodríguez, ex-diretor geral de agricultura da Comissão Europeia; Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil; Julius Schaaf, ex-presidente da United States Grains Council e Maizall, e Maurício Antônio Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). E personalidades de destaque na sociedade como Drauzio Varella, oncologista e autor de diversos artigos sobre qualidade dos alimentos, e Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC, um dos maiores de comunicação do país. Eles vão dar suas visões sobre a importância e o posicionamento do consumidor diante do agronegócio. O Global Agribusiness Forum está sendo transmitido ao vivo, acompanhado em qualquer plataforma digital, inclusive por quinze instituições de ensino superior e pós-graduação.

http://www.porkworld.com.br/noticia/global-agribusiness-forum-2016-um-compromisso-com-o-novo-agro-brasil

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas