Girolando é a melhor raça de gado leiteiro para as condições climáticas do Brasil

Espécie é responsável por 80% da produção de leite do país. A fêmea ainda possui alta habilidade materna, sendo utilizada como grande receptora de embrião no Brasil.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Espécie é responsável por 80% da produção de leite do país.

A fêmea ainda possui alta habilidade materna, sendo utilizada como grande receptora de embrião no Brasil.

Capacidade produtiva, rusticidade, menores infestações de endoparasitas e de doenças que geralmente acometem as raças de clima temperado, são alguns dos motivos que fazem espécie Gir Leiteiro ser a escolha mais acertada para quem produz leite no país. Surgido entre as décadas de 1940 e 1950, a partir do cruzamento entre o gado Zebuíno Gir e o gado Holandês no Vale do Paraíba (São Paulo), oGirolando é responsável por 80% da produção leiteira do Brasil.

Genuinamente brasileira, esta mistura une rudeza e produtividade, resultando em animais perfeitamente adaptados ao clima tropical. Uma das principais características do gado Girolando é sua grande capacidade de se moldar a diferentes tipos de manejo e clima. Por isso, oBoletim do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae apresenta as características e vantagens da criação desta raça no Brasil.

Os índices de problema de parto e retenção de placenta são baixos neste tipo de raça. A fêmea ainda possui alta habilidade materna, sendo utilizada como grande receptora de embrião no Brasil.

Outras vantagens de ter o Girolando como gado leiteiro:

· A produção média por lactação é de 3.600 Kg;

· Duas ordenhas por dia;

· Lactação média de 280 dias e 4% de gordura;

· O pico de produção é previsto entre os 30 e 100 dias;

· Por causa da ausência de estresse térmico, a raça apresenta alto nível de eficiência reprodutiva, com maior número de partos por vaca, com um período médio de gestação estimado em 285 dias.

A novilha Girolando ½ sangue Candeia Wildman bateu o recorde mundial de produção, com mais de 21 toneladas de leite produzidos em sua primeira cria. A primeira lactação durou 354 dias, com produção de 21.501,18 kg/leite, média de 60,73KG de leite/dia.

Ações Recomendadas pelo SIS/Sebrae:

– Fique atento ao novo programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem por objetivo aumentar a qualidade do leite, ampliar as exportações e capacitar trabalhadores e produtores dos cinco principais estados que garantem o abastecimento do País (Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul);

– Acompanhe também as notícias sobre a raça Girolando, bem como eventos, cursos, etc, por meio do site da Associação dos Criadores de Girolando;

– Faça cursos de capacitação para tornar seu negócio mais produtivo. O portal EaD Senar possui cursos focados na bovinocultura de leite;

– Participe do 1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da raça Girolando, que acontecem em Belo Horizonte, de 19 a 21 de novembro. Estarão presentes produtores de leite, criadores e selecionadores de Girolando, empresários, técnicos e pesquisadores de 12 países. Para mais detalhes acesse aqui;
http://www.acritica.net/editorias/agropecuaria/girolando-e-a-melhor-raca-de-gado-leiteiro-para-as-condicoes/152107/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas