Girolando: criadores da América Latina se reunem em BH para troca de experiências

A cadeia produtiva do leite já não pensa mais nos resultados de 2015, um ano em que a indústria já contabiliza desaceleração, em Minas, de cerca de 2%, sendo 2 milhões de litros a menos, a primeira queda dos últimos 10 anos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A cadeia produtiva do leite já não pensa mais nos resultados de 2015, um ano em que a indústria já contabiliza desaceleração, em Minas, de cerca de 2%, sendo 2 milhões de litros a menos, a primeira queda dos últimos 10 anos. Os produtores, especialmente os de leite de girolando, já estão atentos aos negócios que serão realizados em 2016 para reverter a perda de mercado.

Certamente o assunto fará parte das discussões no 1º Congresso Internacional da Raça Girolando/2º Congresso Brasileiro da Raça Girolando, que será aberto nesta quinta (19), às 19h, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. Durante três dias, serão abordados temas como sanidade, reprodução, melhoramento genético, manejo, nutrição, seleção genômica e comportamento animal. A abertura oficial contará com a palestra magna “Cenário da Pecuária Leiteira no Brasil e no Mundo”. São esperadas cerca de 500 pessoas para o congresso.

O excelente potencial produtivo dos animais girolanddo, que respondem hoje por 80% dos 35 bilhões de litros de leite produzidos anualmente no Brasil, estará em evidência durante todo o evento. A raça surgiu no Brasil na década de 40 por meio do cruzamento das raças gir leiteiro e holandês, tendo como principal característica a capacidade de manter altas produções de leite em diversos tipos de clima e região e a baixo custo.

“Sabemos que 2016 chegará com os custos pressionando a produção de leite. Então, as altas produtividades dos animais são a alternativa do produtor frente à essa realidade”. A afirmação é de Lúcio Machado, proprietário da Fazenda SS Riacho, na cidade de Matozinhos, que está projetando crescimento de 10% ao ano até 2020.

Qualidade

A propriedade de Lúcio Machado tem 480 hectares, onde explora a agricultura irrigada integrada à pecuária. O que chama a atenção na SS Riacho é a qualidade e a homogeneidade das fêmeas girolando ¾. Atualmente, a fazenda produz 200 fêmeas girolando ¾ para venda, e, apesar de o negócio principal não ser a produção de leite, a propriedade conta com 80 vacas F1 em lactação, que produzem em média 1.500 litros/dia.

“O nosso principal produto são as novilhas 3/4 Riacho, multiplicadas a partir da seleção de doadoras de embriões ½”, conta o produtor. Ele revelou, ainda, que a produção atual de 200 fêmeas/ano é toda comercializada no Leilão Anual da Fazenda do Riacho, que acontece sempre no último sábado de maio, sendo que em 2016 a oitava edição será dia 28 de maio. Os negócios são realizados principalmente com clientes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/for%C3%A7a-do-campo/girolando-criadores-da-america-latina-se-reunem-em-bh-para-troca-de-experiencias-1.360706

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas