Giro técnico do leite mostra tecnologias para a produção leiteira

Marilene Sitneck mora na comunidade Faxinal, interior do município de Paula Freitas (181 quilômetros de Ponta Grossa). Em sua propriedade, ela cultiva olerícolas como soja, milho erva mate e ainda explora a pecuária leiteira. Atualmente, as três vacas em lactação produzem, aproximadamente, 70 litros de leite por dia. Em janeiro, doze animais estarão produzindo. O rebanho é alimentado com silagem, feno e pastagens.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Marilene Sitneck mora na comunidade Faxinal, interior do município de Paula Freitas (181 quilômetros de Ponta Grossa). Em sua propriedade, ela cultiva olerícolas como soja, milho erva mate e ainda explora a pecuária leiteira. Atualmente, as três vacas em lactação produzem, aproximadamente, 70 litros de leite por dia. Em janeiro, doze animais estarão produzindo. O rebanho é alimentado com silagem, feno e pastagens.

“Quem é pequeno agricultor e não tem grandes áreas precisa diversificar o trabalho na propriedade”, comenta Marilene. Ela conta que tentou morar na cidade, mas o amor pela terra falou mais alto. “Quando conheci meu marido, resolvemos retornar ao sítio, pois sempre trabalhamos para os outros e decidimos ter a nossa própria renda mensal”, afirmou a produtora.

Marilene e o marido, Luiz Eduardo Oliveira da Silva, buscaram informações antes de implantar a pecuária leiteira na propriedade. Ambos buscaram capacitação em um curso sobre as boas práticas de produção leiteira. “Por mais que saiba tudo na teoria, sempre participando de cursos de capacitação, a prática é outra história. Uma realidade que não vem de contos de fada. E as pessoas que desejam ter essa vida devem aprender sobre o assunto e iniciar a leiteria com poucos animais. O lucro não é imediato, ele vem aos poucos. As pessoas querem resultados rápidos e em pouco tempo desistem dessa atividade que dá retorno a médio e longo prazo”, explica a produtora.

O casal também procurou orientações sobre a administração da propriedade, identificando fatores internos e externos que influenciam a produção. Com esse acompanhamento é possível fazer o planejamento das atividades. “O produtor tem que enxergar a propriedade como uma empresa e tem que gostar do que faz. Em primeiro lugar é preciso analisar como podemos tirar proveito da área. Depois de que maneira devemos programar as atividades para dar conta de produzir o que queremos“, observou Marilene. Ela está satisfeita com os resultados. “Jamais trocaria esse trabalho por outro, por serviço em escritório ou coisa parecida”, finaliza.

O município de Paula Freitas tem mais de 70 famílias de agricultores que desenvolvem a atividade leiteira como importante fonte de renda, em especial ocupando a mão de obra feminina. Os extensionistas realizaram o Giro Técnico do Leite para difundir o conhecimento e facilitar a adoção de tecnologias entre os produtores. Além da propriedade de Marilene e Luiz Eduardo, os participantes do giro visitaram o sítio de Luciane Maria Pavoski de Souza e Valdir Ferreira de Souza da comunidade de Palmital do Jararaca, ambas assessoradas pelos técnicos do Instituto Emater. Na oportunidade os produtores explicaram aos participantes as diversas tecnologias utilizadas, como o planejamento forrageiro, o pastejo rotacionado e a análise financeira da propriedade.

Segundo produtor do país

O Paraná já é o segundo maior produtor de leite do país, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que ocupava essa posição até 2014. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou em setembro o ranking da produção nacional de leite, por estado, relativo ao ano de 2015. Segundo o levantamento do IBGE, o Paraná produziu 4,66 bilhões de litros de leite, 60 milhões de litros a mais que o estado vizinho que produziu 4,59 bilhões de litros. O estado que mais produz leite no país continua sendo Minas Gerais, com de 9,14 bilhões de litros/ ano.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembra que o Paraná vem investindo nos últimos anos para fortalecer a cadeia produtiva do leite. Segundo ele, “com estes números o estado se consolida como o maior produtor da região Sul do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná produzem juntos 12,32 bilhões de litros por ano. O Paraná participa da Aliança Láctea do Sul, que visa consolidar a cadeia produtiva, com produtos de qualidade, voltados à exportação.

 

http://massanews.com/noticias/plantao/giro-tecnico-do-leite-mostra-tecnologias-para-a-producao-leiteira-dM93X-dM93X.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas