Geoprocessamento e dieta balanceada para a criação de gado de leite

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa promoveu o 4º Módulo de Capacitação Continuada em Bovinocultura Leiteira, entre os dias 01 e 03 de abril de 2014. O evento foi realizado para 35 técnicos extensionistas do setor público e privado
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa promoveu o 4º Módulo de Capacitação Continuada em Bovinocultura Leiteira, entre os dias 01 e 03 de abril de 2014. O evento foi realizado para 35 técnicos extensionistas do setor público e privado, atuantes no estado e divisas, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO, em Paraíso do Tocantins (TO).

O curso faz parte do projeto «Transferência de Tecnologia para a Bovinocultura Leiteira do Tocantins (ABC Leite)», liderado pela Embrapa Pesca e Aquicutultura, Unidade da Empresa sediada no Tocantins. O projeto foi iniciado em junho de 2013, em Araguaína (TO) e terá a duração de três anos. Os módulos de capacitação acontecem a cada quatro meses.

O curso visa formar técnicos multiplicadores de tecnologias e conhecimentos em bovinocultura leiteira por meio de capacitação teórico-prática, com módulos de capacitação em sala de aula e aplicação no campo do conhecimento e das tecnologias transferidos. «Os multiplicadores, com acompanhamento de técnicos da Embrapa, são estimulados a implantarem Unidades de Referência Tecnológica (URT’s) para sua própria capacitação prática e para a difusão das tecnologias na região da unidade», relatou o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Pedro Henrique Rezende Alcântara. Além disso, o projeto visa à promoção de ações complementares ao Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), no âmbito da pecuária leiteira.

Neste módulo os temas abordados foram «Passo a Passo para a Divisão de Piquetes através de Geoprocessamento» e «Cálculo de dietas para Bovinos Leiteiros», ministrados pelos técnicos da Embrapa, Daniel Chaves Webber e Pedro Alcântara, respectivamente.

Divisão de piquetes
Webber ressaltou que o geoprocessamento é cada vez mais empregado para o planejamento e o controle do meio físico. No setor agropecuário, os equipamentos de recepção de sinais de satélite e os sistemas de informação geográfica – SIG, quando utilizados de forma integrada, permitem correlacionar objetos de interesse na superfície terrestre às coordenadas geográficas, realizar o processamento de dados geoespaciais e gerar mapeamentos para subsidiar o empreendedor rural.

«No âmbito da pecuária leiteira, tais ferramentas auxiliam em diversas tomadas de decisões, necessárias para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na propriedade», disse Webber. «Além de auxiliar o usuário a definir o dimensionamento e a alocação dos piquetes, o SIG facilita planejar a disposição ótima de corredores para fluxo animal, identificar potenciais áreas de lazer e calcular a quantidade de cercas e porteiras necessárias».

Para este curso, foi utilizado um software gratuito, de uso amigável e que possui código aberto (Opensource), sendo uma ferramenta apropriada para capacitações. O tutorial, elaborado especialmente para este módulo, ensina o passo a passo para a instalação e uso do software e para aplicação em atividades de planejamento de uma unidade de produção leiteira.  «Almeja-se que ao final do curso, os extensionistas sejam capazes de aplicar os conhecimentos técnicos e de geoprocessamento adquiridos para divisão de piquetes nas propriedades rurais onde prestam assistência técnica», disse o técnico da Embrapa.

Cálculo de dietas
Pedro Alcântara falou sobre dois temas importantes da Bovinocultura Leiteira: princípios da alimentação de bovinos leiteiros e cálculo de ração para vacas leiteiras. «A ideia é abordar o tema de forma prática, com a aplicação da teoria. Vamos falar alguns conceitos e utilizá-los para a realização dos cálculos», explicou.
O curso foi iniciado com uma revisão da teoria sobre anatomia e fisiologia, ministrada no 2º Módulo, em setembro de 2014.  Em seguida, Alcântara falou sobre alguns princípios da alimentação de vacas leiteiras, agrupamento de vacas em lactação, bem como sobre fatores reguladores de consumo, exigências nutricionais e alimentos. «O Consumo é um ponto crítico para alcançar as metas do plano nutricional», explicou o especialista.

Alcântara destacou dois métodos de balanceamento de dietas mais utilizados. «Vamos dar exemplos e exercícios utilizando o método do quadrado de Pearson. É um método simples, limitado, porém é muito utilizado, principalmente para o balanceamento de concentrados», disse. «O outro método é o algébrico, que dos métodos manuais é o mais preciso».

«A melhoria do manejo do pasto implica num pasto de melhor qualidade e isto necessariamente traz a necessidade de adequação do concentrado utilizado especialmente quanto ao teor de proteína deste, o que não observamos na prática. Nas simulações vocês vão ver que tem como baratear o custo adequando o concentrado quando a gente trabalha com as vacas em pasto bem manejado», afirmou Alcântara.

https://www.embrapa.br/noticias?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_101_urlTitle=geoprocessamento-e-dieta-balanceada-para-a-criacao-de-gado-de-leite&_101_groupId=1355321&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_type=content&_101_assetEntryId=1580600

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas