Fórum do Leite trouxe temáticas para fomentar produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na manhã desta quarta-feira, 8, o auditório central da Expodireto sediou a 13ª edição do Fórum Estadual do Leite, uma atividade que acontece anualmente durante a Feira e trata de assuntos relevantes à cadeia leiteira. O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, prestigiou os debates, ressaltando a relevância do setor para a economia gaúcha e também a qualidade da produção realizada no Estado.
A palestra, que deu início às atividades tratou do Impacto da conservação do solo na produtividade de forragens e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo doutor e coordenador técnico de difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda. Ele refletiu com os presentes sobre suas atitudes para evitar a perda de solo pela erosão, conservação de solo, rotação de culturas e reposição de nutrientes. Lembrou que antes de ser um bom produtor de leite, é preciso ser um bom produtor de pasto.
O médico alergista e em Clínica Médica, além de professor da Unesul, Gil Bardini Alves, apresentou o painel “Leite de vaca: Mitos e verdades”. Bardini explicou o valor nutricional do leite de vaca, que contém muitas vitaminas, minerais e proteínas de alto valor biológico, além de esclarecer a diferença entre a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e a Intolerância à Lactose.
O segundo painel apresentou a temática “Foco e assistência técnica: a combinação para a busca de resultados” e teve como painelista a produtora de leite Tatiane Zimpel. A produtora relatou a trajetória da propriedade dela e do esposo, Mauro Zimpel, e apontou o crescimento da produção da família, que teve uma ascensão significativa após o manejo de pastagens e ajuste de adubação, proporcionados pela assistência técnica dos profissionais da CCGL-Tec.
O vice-presidente da CCGL-Tec, Darci Hartmann, declarou que o desafio da empresa é no sentido de poder produzir cada vez mais. Afirmou que o quadro técnico busca, seja através da sua assistência ou da participação das cooperativas, aumentar a produção por meio de desafios tecnológicos de produção.
Encerrando a atividade, o sócio-diretor da Transpondo, de Cruz Alta, Wagner Beskow, desenvolveu o assunto Tecnologia em um Mercado Globalizado. Destacou que o produtor deve investir dinheiro nas coisas certas, que o resultado virá no tambo e na renda.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, que passou a infância e a adolescência ligado à produção leiteira, lembrou que esse é um dos fóruns mais importantes que acontecem na Expodireto. Louvou a preocupação da Cotrijal em desenvolver um trabalho no setor, fortalecendo e implementando a produção de leite, que é a responsável pela renda mensal de diversos lares da região.
Também participaram da mesa o presidente da Expodireto, Nei César Mânica; o vice, Enio Schroeder; o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto e demais autoridades do setor.
http://www.agricultura.rs.gov.br/forum-do-leite-trouxe-tematicas-para-fomentar-producao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas