Formação continuada para instrutores em pecuária de leite

Apesar do baixo índice de adoção de tecnologias, Rondônia é o 8° estado brasileiro em produção de leite, o maior produtor da região Norte, com aproximadamente 48% da produção da região de acordo com o IBGE.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Apesar do baixo índice de adoção de tecnologias, Rondônia é o 8° estado brasileiro em produção de leite, o maior produtor da região Norte, com aproximadamente 48% da produção da região de acordo com o IBGE. Os dados demonstram o potencial de crescimento da pecuária leiteira no estado. A adoção de tecnologias básicas, recomendadas para as condições específicas do estado, propiciará exponencial ganho de produtividade aos pecuaristas rondonienses.
Em sintonia com essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR/RO) em parceria com a Embrapa-RO realizou a capacitação modular em bovinocultura leiteira com ações de formação continuada ao longo do ano recebendo conhecimento teórico e prático mais completo e aprofundados.
Ao participar desse modelo de capacitação, o SENAR/RO tem o intuito de fomentar o desenvolvimento técnico dos instrutores do SENAR/RO que eles levem aos produtores as tecnologias já disponibilizadas pela Embrapa e as recomendações adequadas para o desenvolvimento sustentável da agricultura em Rondônia. Assim como fortalecer ainda mais as parcerias e interações entre as instituições voltadas para o setor produtivo, unindo esforços para promover melhorias no campo, tanto em aumento de produtividade, sanidade e qualidade dos produtos agropecuários.
Neste novo formato os mesmos técnicos participaram de outros cursos ao longo do ano. A primeira etapa começou, com o 1° módulo da capacitação em Sistema de Produção de Leite, realizado nos dias 5 e 6 de abril de 2016, no Sebrae, em Ji-Paraná, este módulo tratou sobre a gestão, planejamento e questões ambientais das propriedades leiteiras. Durante 136 horas de cursos e para ministrar estas capacitações uma equipe qualificada de profissionais da Embrapa de todo o país está sendo mobilizada.
Participaram 28 técnicos de diversas instituições e empresas voltadas para o setor. As empresas participantes são Ampliari, Associação de Produtores Rurais de Ouro Preto do Oeste – ASPRUMOP, laticínio DJM, Escola Família Agrícola Itapirema, EMATER, laticínio Italac, Laticínio Jóia, Secretária de Agricultura do Município de Porto Velho e SENAR/RO.
Assessoria de Comunicação do SENAR/RO
www.senar-ro.org.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas