Fazenda mineira se torna referência na produção de gado girolando ½ sangue de alta produção

Localizada em Araxá, propriedade conta com vacas de menos de três anos e que produzem mais de 80 kg de leite por dia
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Localizada em Araxá, propriedade conta com vacas de menos de três anos e que produzem mais de 80 kg de leite por dia

O Brasil tem vocação agrícola. Temos terra, água, luz, tecnologia e, principalmente, pessoas capacitadas para fazer com que a atividade evolua em saltos. O país é um dos principais produtores e exportadores de alimentos, como soja e milho, de carne bovina, suína e aves, além do café, da cana de açúcar, entre outros. Não por acaso, o agronegócio brasileiro é o melhor do mundo. Mas um dos nossos principais produtos agropecuários, o leite, precisa acelerar o desenvolvimento de toda a sua cadeia.

O rebanho e a produção de leite no país precisam melhorar substancialmente em qualidade e quantidade. Uma pesquisa de 2014, publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registrou a média diária de 4kg/leite por animal. Isso coloca o Brasil em 12º na lista de produtividade por cabeça de vaca, segundo levantamento divulgado pelo DEPEC (Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos). A vizinha Argentina aparece em 4º na lista, com produção média de 18kg/leite por animal.

Melhoramento Genético

Nesse cenário de vacas de baixa produtividade, existem produtores dando exemplo de profissionalismo. A fazenda Congonhas, de Araxá (MG), há mais de 15 anos vem evoluindo o seu rebanho Girolando através de um sólido programa de melhoramento genético. A reprodução do plantel é feita exclusivamente utilizando-se doadoras de altas lactações comprovadas, seja ela da raça holandesa, em parceria com o criador Paranaense Adriano Kiers, ou no Gir Leiteiro, utilizando as melhores famílias da raça, com touros provados, em acasalamentos dirigidos, buscando bons sistemas mamários, alta capacidade produtiva, funcionalidade e longevidade.

Esse trabalho incansável tem gerado bons frutos. A genética da fazenda Congonhas vem se destacando nos principais torneios leiteiros do País, especialmente com vacas ½ sangue, de primeira cria, alcançando produções que ultrapassam os 80 kg/leite/dia. Entre os destaques, a recordista mundial de produção Candeia Wildman F. Congonhas, que produziu a média de 81,210 kg/dia, e Empreiteira F. Congonhas, que na Megaleite 2016 produziu 82,430 kg/leite, superando o recorde da Candeia. Outro destaque do plantel é a atual grande campeã nacional Girolando ½ – Estrelinha Fiv da PEZ.

“A base da raça Girolando é o ½ sangue, e é nosso principal foco, pois é a partir desse grau que definimos se trabalharemos com um gado mais voltado para o Zebu, para sistemas de produção menos tecnificados, ou se apuramos o gado mais no Holandês, fazendo o ¾, que é mais utilizado em sistemas de produção intensivos”, comenta Gustavo Aguiar, diretor da Congonhas.

O Caminho do Leite

Através das biotecnologias de reprodução, a genética desses grandes indivíduos pode ser multiplicada em escala. Isso possibilita que esse material genético superior esteja mais acessível aos produtores de leite, aumentando a pressão genética e, consequentemente, impactando na média dos rebanhos especializados, onde já é possível verificar fazendas com produção média superior à 26 kg/leite dia.

Adilvar Cardoso, zootecnista e consultor da G&C, destaca a importância de melhorar a genético das vacas. “Sem dúvida, o investimento em genética está entre as principais saídas para o melhoramento do rebanho do Brasil. Somos pioneiros nos programas de melhoramento voltados para o gado de leite mais adaptado. Somos também referência na exportação de genética e os nossos programas, mesmo sendo recentes, tem um grande volume de dados que tem sido de grande valia para todos os criadores”, avalia.

Fonte: Assessoria
http://opresenterural.com.br/noticia/fazenda-mineira-se-torna-referencia-na-producao-de-gado-girolando-1-2-sangue-de-alta-producao/8059/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas