Falta de recursos ameaça o Programa do Leite, que pode ser reduzido em 2016

O Programa do Leite pode ser reduzido a partir de maio de 2016, caso os recursos alocados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sejam reduzidos, como já prevê o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Verba é destinada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome
O Programa do Leite pode ser reduzido a partir de maio de 2016, caso os recursos alocados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sejam reduzidos, como já prevê o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.

Segundo ele, o governo federal não garantiu os recursos para o programa nos meses de novembro e dezembro deste ano. Por isso, segundo ele, o governo do Estado está arcando sozinho com o valor integral, que soma cerca de R$ 8,8 milhões. Se o governo federal tivesse liberado a parte dele, o Estado entraria apenas com a contrapartida de 20% desse total, como sempre ocorreu.

“O governo do Estado arcou sozinho, com recursos do Fecoep, para que não houvesse descontinuidade”, alertou o secretário. “A partir de janeiro, vamos tentar liberar os recursos junto ao governo federal”, emendou Vasconcelos.

Ainda segundo ele, a partir de janeiro a missão será tentar liberar os recursos até abril, que em tese já estão garantidos pelo MDS dentro do convênio. “De abril em diante, vamos firmar um aditivo do convênio para conseguir a liberação de recursos de maio até dezembro de 2016. Nesse aditivo, poderá haver mudança no quantitativo de leite. Teremos que adequar a quantidade de leite comprada aos agricultores à disponibilidade de recursos”, pontuou o secretário.

Ainda assim, segundo ele, se a redução de recursos já sinalizada pelo governo federal puder ser coberta pelo Estado, isso será feito. “O que não pode é o Estado arcar com 100% dos recursos”, disse. Porém, se isso não ocorrer, menos leite será comprado aos agricultores familiares que fazem parte do programa e, como consequência, menos leite será distribuído às famílias beneficiárias.

Em caso da redução de recursos não puder ser coberta pelo governo do Estado, o secretário apontou que já estão sendo trabalhadas alternativas para absorver a produção desses agricultores.

“O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) pode comprar esse leite e incluir na merenda das escolas. Estamos trabalhando para que a Educação, a Saúde e a Segurança comprem leite dos agricultores. O governador Renan Filho quer fazer com que haja essa compensação para que não haja prejuízos para o agricultor familiar”, comentou Álvaro Vasconcelos.

Atualmente, o Programa do Leite compra 80 mil litros de leite por dia a cerca de 4 mil agricultores familiares, por meio de suas associações e cooperativas, e o distribui a 80 mil famílias carentes em todos os 102 municípios do Estado.

http://cadaminuto.com.br/noticia/279089/2015/12/02/falta-de-recursos-ameaca-o-programa-do-leite-que-pode-ser-reduzido-em-2016

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas