Falta de estruturação da cadeia do leite faz com que laticínios da região trabalhem com capacidade ociosa

Falta de estruturação da cadeia da bacia leiteira faz com laticínio da região Oeste de Mato Grosso trabalhe capacidade ociosa de 50%.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Diante da realidade atual que combina altos custos de produção, com preços praticamente estabilizados há anos, incapazes de reagir para recompor as margens, a indústria de laticínios se vê frente a uma situação difícil, “Comercializávamos o nosso produto com um melhor preço que vendemos hoje”. Afirmou o gerente do Laticínio Vencedor de São José dos Quatro Marcos.

O gerente do laticínio Vencedor, Elizeu Francisco dos Santos, revelou aos membros da comitiva do Governo do Estado de Mato Grosso, a falta de estruturação da cadeia da bacia leiteira na região Oeste de Mato Grosso. De acordo com ele, a indústria possui uma capacidade ociosa de mais de 50%. «Podemos processar até 300 mil litros de leite por mês. No entanto, hoje estamos beneficiando apenas 138 mil litros».

“Desde que inauguramos, trabalhamos 24 horas por dia em regime de três turnos. No ano de 2015 reduzimos para um e meio e dois turnos, com intervalos de paralisação de feriados para reduzir os custos. Já chegamos a empregar 330 funcionários de forma direta e hoje trabalhamos apenas com 160 funcionários”. Lamenta.

Para Elizeu, falta ao governo do estado e federal , uma politica de implantação de programas que ajude a modernizar toda a cadeia produtiva do leite, melhorando a gestão das propriedades do municípios da região e consequentemente gerando aumento de produtividade e renda.

Treinamentos aos produtores, que abordem questões importantes como profissionalização na cadeia leiteira, saúde do rebanho e qualidade da produção leiteira, melhoramento genético do rebanho, adequação da alimentação e reserva de alimentos para o período seco, planejamento do manejo de pastagens, melhorias na distribuição de água entre outros.

O Laticinio Vencedor é o primeiro a produzir em Mato Grosso o leite em pó pronto para o consumo, com capacidade diária de 12 toneladas. Além do leite em pó, o laticínio ainda produz leite condensado, leite longa vida.

O Laticinio Vencedor em parceria com o Senar implantou o Programa Leite Legal, que visa auxiliar os produtores no manejo dos animais e da ordenha para que eles consigam atingir os padrões e adequem a produção de leite da Instrução Normativa (IN) 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece os parâmetros de qualidade do leite de acordo com a CCS e CBT.

http://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=37017&noticia=falta_de_estruturacao_da_cadeia_do_leite_faz_com_que_laticinios_da_regiao_trabalhem_com_capacidade_ociosa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas