Falta de chuva reduz produção de leite no Espírito Santo

Para suprir a necessidade, empresas compram bebida de regiões vizinhas. Redução afeta também as cooperativas que recebem leite dos pecuaristas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A falta de chuva reduziu a produção de leite no Espírito Santo, segundo pecuaristas. Com os pastos secos, a oferta do produto reduziu, enquanto o gasto com a alimentação do rebanho cresceu.

A agropecuarista da Agroindústria Reserva dos Imigrantes, Karla Lievori, que depende do leite para a fabricação de queijos, viu a produção despencar.

Na propriedade em Colatina, Noroeste do Espírito Santo, a produção de leite diminuiu 60%, de 100 mil litros. Karla passou a ter uma produção na propriedade de 40 mil litros por mês.
O problema é que, além da queda na produção, aumentaram as despesas. Com o pasto seco, ela precisou comprar alimento para dar ao gado leiteiro.

“Sem pastagem e dependendo de silagem e ração, o produtor desiste. Desse jeito, o custo de produção do litro de leite fica muito maior e, ao repassar esse valor para o produto final, o queijo fica menos competitivo”, comenta.

A redução da produção leiteira afeta também as cooperativas, que recebem leite de pecuaristas capixabas.

Segundo o diretor presidente da cooperativa Selita, Rubens Moreira, houve uma diminuição no fornecimento de 40% em relação ao ano passado. “Nesse período do ano passado, os produtores capixabas forneciam cerca de 250 mil litros por dia, mas agora fornecem 180 mil litros”, compara.

Para suprir a necessidade, a empresa trabalha com produtores do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele afirma que sempre comprou leite de outros estados, mas que a queda na produção também vem diminuindo a oferta nesses lugares. “A empresa trabalhava com 360 mil litros de leite por dia e agora está com 210 mil litros”, afirma.

O Espírito Santo possui uma ampla produção leiteira. Em 2015, a marca foi de 450 milhões de litros, o que gerou R$378 milhões.

Apesar da quantidade, segundo o gerente de Produção Animal, Aquicultura e Pesca da secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Anderson Baptista, o estado ainda não é autossuficiente, comprando de outros estados parte do que é consumido.

Por causa disso, ele acredita que o valor do leite no estado sofre pouca interferência local. “O leite, por ser uma commoditie, sofre pouca pressão local por aumento dos preços. Porém, há uma diminuição da produção generalizada e os preços para este ano estão com tendência de alta em comparação a 2015”, disse.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/06/falta-de-chuva-reduz-producao-de-leite-no-espirito-santo.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas