FAES e SENAR/ES desenvolvem cadeia produtiva de queijos artesanais

Após mostrar como funciona a produção de queijos artesanais da Serra da Canastra e toda a legislação voltada para queijos com leite cru, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR/ES) proporcionou uma viagem para produtores e técnicos a Minas Gerais, de 7 a 10 de agosto.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O intuito foi ver de perto todas as etapas do famoso queijo artesanal.

O presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal, Eristeu Giubert, coordenou a comitiva capixaba. “A grande diferença é que eles fazem o queijo a partir do leite cru. Aqui, a legislação só permite queijo de leite pasteurizado, que perde a maturação natural, e não permite um queijo de tanta qualidade e sabor”, relata.

O produtor rural Alexandre José Lamborghini, dos Laticínios Lamborghini, de São Roque do Canaã, aproveitou a viagem para aprender ainda mais sobre queijo. Ele mantém a tradição de 100 anos de família e produz 120 peças de queijo por dia. Ele é legalizado há seis anos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e sua produção está em expansão.

“Temos que nos unir aos órgãos responsáveis para buscar possibilidades para que o Espírito Santo se torne modelo na produção de queijos artesanais assim como os mineiros. A mudança na legislação beneficiará muito os produtores de agricultura familiar”, ressalta Lamborghini.

A superintendente do SENAR/ES, Letícia Toniato, destaca que agora é hora de unir parceiros para alavancar a produção de queijos artesanais e melhorar a renda dos pequenos produtores. “Realizamos o 1º Painel Rural sobre queijo artesanal e proporcionamos a viagem técnica. Os primeiros passos serão a criação de um programa para o desenvolvimento da cadeia produtora de queijos artesanais, unindo força com o Sebrae-ES, Idaf, Incaper, Seag, dentre outros parceiros para capacitar, regularizar e prestar assistência técnica de gestão às propriedades”.

Queijo artesanal

Em março, o Sistema FAES/SENAR-ES/Sindicatos Rurais promoveu o 1º Painel Rural com apresentação do caso de sucesso Queijo da Serra da Canastra, um dos mais famosos e rentáveis do Brasil. Agora, organizou a missão técnica à Minas Gerais, que levou 25 pessoas entre produtores rurais, técnicos da entidade e representantes das instituições parceiras como IDAF, Sebrae-ES e Incaper, para conhecer a produtividade de queijo de produtores familiares mineiros.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAES/SENAR-ES
http://www.faes.org.br/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas