Evair de Melo pede revalidação das tarifas de importação de leite em pó

Em reunião na Casa Civil, o vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado federal Evair de Melo (PP-ES), pediu a revalidação das tarifas
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em reunião na Casa Civil, o vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado federal Evair de Melo (PP-ES), pediu a revalidação das tarifas de importação de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia, o chamado direito antidumping. Caso a reivindicação seja atendida pelo governo federal, o Brasil impedirá as importações do produto a um preço abaixo do praticado no mercado interno.

Atualmente, segundo Evair, a União Europeia é a região onde mais se produz laticínios no mundo. Sua produção é subsidiada pelos governos dos países membros e o seu preço de mercado é baixo.
Setor o setor produtivo, por causa dessas importações e da alta carga tributária, 10 cooperativas de leite, em média, têm sido fechadas por ano no Brasil.
Para Evair, também membro das frentes parlamentares em Apoio a Cadeia Produtiva do Leite e seus Derivados e da pela Valorização do Setor de Bovinocultura do Leite, caso esse instrumento não seja revalidado no Brasil, os produtores correm sérios riscos de contrair dívidas e desistirem da atividade.
Em discurso na Câmara, o parlamentar citou que o país acumula o terceiro ano consecutivo de prejuízo e quedas de volume produzid. Conforme o parlamentar, 80% das propriedades produtoras são compostas por agricultores familiares.
“O leite é produzido em praticamente todos os municípios brasileiros e nossos produtores estão recebendo um valor muito baixo. É inadmissível que o governo abandone uma atividade agropecuária que carrega um peso tão grande para a economia do Brasil e de milhares de famílias que batalham diariamente para gerar empregos, renda e produtos de qualidade”, reforçou Evair.
O deputado afirmou que está empenhado em construir uma política sólida para que o leite recupere seu preço e os produtores possam ser remunerados de maneira mais justa. “Precisamos rever essa política brasileira e encontrar um modelo correto para que o leite chegue a um preço justo para quem consome, mas nunca às custas de quem produz”.
Importações
O parlamentar é autor do Projeto de Lei 9.044/17, que limita as importações de leite de países que não possuem leis ambientais e trabalhistas de rigor semelhante às leis brasileiras.
Com isso, além de proteger os produtores nacionais da concorrência desleal com esses mercados, a proposta visa evitar a entrada de pragas e doenças que não existam no Brasil, o que prejudicaria produtores e consumidores com produtos de baixa qualidade.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas