Estado libera dois projetos de biodigestores

Depois de nove meses, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural anunciou a liberação dos dois primeiros projetos para implantação de biodigestores em propriedades rurais de Mato Leitão.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Trata-se de uma iniciativa inédita para o correto destino dos dejetos produzidos por suínos e gado de leite.

Com o apoio da Emater, a Secretaria Municipal da Agricultura elaborou sete propostas para instalação dos equipamentos. Os dois primeiros, beneficiando João Carlos Machry de Arroio Bonito e César heisler da Vila Sampaio, foram aprovados na semana passada. Cada produtor receberá um kit para instalação de um biodigestor no valor de R$ 10 mil, que será financiado em cinco anos, com juro zero e abatimento de 80% da parcela se o pagamento foi realizado em dia.

O biodigestor é uma importante tecnologia para os produtores e meio ambiente, pois acelera o processo de fermentação dos dejetos o que diminui a poluição do meio ambiente com gases e evita a acidez do solo. A proposta é instalar os equipamentos objetivando a produção de biogás que será usado para aquecimento e ainda como biofertilizante.

A Aviserra Soluções Ambientais de Guaporé será a responsável pela instalação dos equipamentos. A empresa constrói atualmente o sistema de biodigestores mais moderno e seguro da América Latina.

Estado libera dois projetos de biodigestores

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas