Estado de São Paulo elabora plano para ampliar a produção de leite

“Mais Leite, Mais Renda - O grupo gestor do “Mais Leite, Mais Renda – Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira Paulista” tem a meta de dobrar a captação do produto no Estado nos próximos dez anos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Capital paulista recebeu encontro de integrantes do grupo gestor do Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira

O grupo gestor do “Mais Leite, Mais Renda – Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira Paulista” tem a meta de dobrar a captação do produto no Estado nos próximos dez anos. O projeto foi implementado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento em 2016 e pretende alcançar o objetivo por meio da adoção de boas práticas de produção.
Para isso, os integrantes da ação se reuniram na última semana, na capital paulista, para difundir o trabalho e iniciar a próxima fase, de elaboração dos projetos regionais. Vale destacar que o encontro foi presidido pelo secretário responsável pela pasta, Francisco Jardim.
“Nós convidamos os diretores de Escritórios de Desenvolvimento Regional que já estão estruturando os projetos locais para conhecer melhor o ‘Mais Leite, Mais Renda’. Convidamos os integrantes do grupo gestor para ajudar a elaborar os projetos na prática”, ressalta Carlos Pagani Neto, um dos idealizadores do plano.
Já o professor Neimar Nagano, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), destaca a capacidade de trabalhar como um dos pontos fortes da iniciativa. “Foi a primeira vez que as entidades se sentaram para conversar sobre um objetivo comum”, diz. Antes de integrar o plano da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, o docente desenvolvia outro projeto na universidade voltado à pequena propriedade produtiva sustentável. Atualmente, essas ações são desenvolvidas no âmbito do “Mais Leite, Mais Renda”.
Ranking
O Estado de Minas Gerais continua, em números absolutos, como o maior produtor de leite do Brasil, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul. Em 2016, foram quase 9 bilhões de litros, respondendo por 26,7% da produção nacional. São Paulo está em quarto no ranking, apresentando produção estável de 2016 para 2017.
De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o território paulista apresentou uma pequena oscilação negativa de 0,03%, com volume de 1,581 bilhão de litros no ano passado. É importante lembrar que o volume representa pouco mais de 20% do total consumido no Estado. Isso demonstra o potencial de crescimento do mercado, desde que seja oferecido um produto de qualidade e a baixo custo, a partir de cadeias produtivas eficientes.
Francisco Jardim lembrou que a pasta Estadual atua em diversas frentes para atingir o objetivo com maior rapidez. Algumas medidas adotadas foram as atualizações nas leis que regulamentam a agroindústria de pequeno porte e a integração de ações entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“Nossa maior arma é a informação. Estamos dialogando com todos os elos da cadeia e ouvindo sugestões para construir projetos que sejam adequados à realidade de cada região e de cada produtor. Estamos criando um ambiente favorável para que toda a cadeia venha a ganhar”, enfatiza o secretário.
O grupo gestor do programa “Mais Leite, Mais Renda” é formado por representantes das coordenadorias que compõem a pasta: Defesa Agropecuária (CDA), Assistência Técnica Integral (Cati), Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), além da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A iniciativa também conta com participação de produtores rurais e integrantes das entidades ligadas ao setor.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/estado-de-sao-paulo-elabora-plano-para-ampliar-producao-de-leite/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas