O que está fazendo a Comissão Europeia (CE) para proteger o Queijo Manchego?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Queijo manchego – Os eurodeputados socialistas Sergio Gutiérrez e Immaculada Rodríguez-Piñero enviaram, por escrito, uma pergunta à CE sobre a denominação de origem “queijo manchego de Castilla la Mancha”.

A pergunta foi feita depois das dificuldades para proteger o nome de determinados queijos protegidos pelo sistema de denominação de origem europeia, como o queijo manchego, já que o México está utilizando esse termo, reservado para a denominação de origem protegida da região de Castilla-La Mancha, para produto diferente, elaborado com leite de vaca e sem nenhuma proteção regional. Por esse motivo, os europarlamentares pediram informações à CE sobre como pensa resolver esta diferença no uso do termo “queijo manchego” para proteger adequadamente a denominação de origem “queijo manchego de Castilla La Mancha” no novo acordo comercial UE-México.

“Vamos defender o queijo manchego porque é um sinal de identidade de Castilla-La Mancha. Além disso é uma fonte de riqueza: 750 agricultores vivem diretamente de sua produção”, destacou Sergio Gutiérrez. “O problema das indicações geográficas tem que ser resolvido”.

A proposta de redação que a União Europeia (UE) enviou para o México em 2016 sobre os direitos de propriedade intelectual por ocasião da modernização do Tratado UE-México explicita que, a UE pretende maior proteção das indicações geográficas de vinhos e produtos alimentícios agrícolas.

“O sistema de proteção europeu de indicações geográficas é essencial tanto ao nível econômico, como cultural, já que adiciona valor a comunidades locais através de produtos que estão profundamente arraigados na tradição, a cultura e a geografia europeia, além de incentivar o desenvolvimento rural”, disse Inmaculada Rodríguez-Piñero.

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas