Entressafra já pressiona preço do leite nas regiões produtoras

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após uma sequência de meses em trajetória de queda, o preço do leite começa a sofrer a primeira pressão inflacionária do ano com aumento de 0,8%, na média nacional, dos custos para o produtor, em fevereiro. O período da entressafra começou e, segundo especialistas, a alta acumulada poderá ser de até 10% até o fim do período de produção mais fraca. Para o atacado, o repasse médio será de 1% a 1,5% no mês de março.
—Metade das indústrias já fala em aumento do preço do leite até abril. Isso pode pressionar o preço ao consumidor do leite longa vida, do achocolatado, e laticínios, no período da entressafra vai até julho e agosto — observa Rafael Ribeiro de Lima Filho, zootecnista e consultor de mercado do leite Scot Consultoria.
Para economistas o que pode segurar ainda o preço no varejo é a queda do consumo, registrada no ano passado.
— O que está acontecendo é já existe uma especulação no mercado, sinalizando os aumentos. Alguns que estão vindo do Sul e do Sudeste já tem sinalização de aumento de até 10%. Outros varejistas vão repassar porque não vão conseguir segurar o preço por muito tempo. Hoje, no mercado, já existe uma variação de preços. Já tem leite a R$ 4,60. Em contrapartida, outros a R$ 2,89, até com apelo promocional. Os varejistas que eu conheço vão tentar segurar o máximo, pois a demanda já está pequena. Em abril e maio, começa já um aumento do preço, pois os pastos secam — afirma o especialista em varejo Marcos Quintarelli.
Na Bolsa de Gêneros Alimentícios, a fraca demanda e o estoque ainda podem favorecer o consumidor.
— O consumo ainda está caindo e, por isso, esse aumento no produtor poderá não ser repassado em março — explicou o presidente da Bolsa, Humberto Margon Vaz.
http://extra.globo.com/noticias/economia/entressafra-ja-pressiona-preco-do-leite-nas-regioes-produtoras-21028201.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas