Encontro entre criadores de Girolando fomenta criação da raça em RO

Este foi o 1° Encontro da Associação de Criadores da Raça Girolando. Mais de 10 mil animais da raça são registrados pela associação.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este foi o 1° Encontro da Associação de Criadores da Raça Girolando. Mais de 10 mil animais da raça são registrados pela associação.

O 1º  Encontro de Criadores da Associação Brasileira de Girolando em Rondônia aconteceu no último fim de semana em Ouro Preto do Oeste, região central do estado. O encontro quis fomentar a criação do animal em Rondônia e discutir as demandas dos associados, reunindo produtores de vários municípios. Mais de 10 mil animais da raça são registrados pela associação.

Conforme a instituição, a criação de Girolando no estado está em plena expansão, sendo que em 2015, Rondônia foi o estado que mais teve crescimento dentro da entidade. Quando o assunto é leite, é o oitavo maior produtor no Brasil. Desta produção, a cada 100 litros de leite produzidos no estado, cerca de 80 vêm da raça.

De acordo com a associação, mais de 80% da produção de leite no país é de Girolando. Para um dos organizadores do evento e zootecnista, Kleber Ribeiro, o grande diferencial é que se trata de um animal aliado a qualidade e alta produção, principalmente no clima do bioma amazônico. A raça também é conhecida por sua adaptação a diferentes manejos e produção por longo tempo, além de ser considerada uma raça fértil.

Os milhares de animais registrados no estado são inspecionados e avaliados por técnicos da associação. Ainda segundo Ribeiro, os assuntos tratados durante o encontro ressaltaram a importância de se criar a raça e o por quê de se registrar os animais.

A raça é um patrimônio genético do Brasil e é um dos grandes nomes em produção leiteira.  Resultado de um cruzamento genético entre as raças Gir e Holandesa, é considerada pelo Ministério da Agricultura desde 1996. A raça tem seus registros genealógicos e programa de melhoramento feitos pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que organizou o encontro em Rondônia.
Autor: Do G1 RO
Fonte: Do G1 RO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas