Encontro entre criadores de Girolando fomenta criação da raça em RO

Este foi o 1° Encontro da Associação de Criadores da Raça Girolando. Mais de 10 mil animais da raça são registrados pela associação.

Este foi o 1° Encontro da Associação de Criadores da Raça Girolando. Mais de 10 mil animais da raça são registrados pela associação.

O 1º  Encontro de Criadores da Associação Brasileira de Girolando em Rondônia aconteceu no último fim de semana em Ouro Preto do Oeste, região central do estado. O encontro quis fomentar a criação do animal em Rondônia e discutir as demandas dos associados, reunindo produtores de vários municípios. Mais de 10 mil animais da raça são registrados pela associação.

Conforme a instituição, a criação de Girolando no estado está em plena expansão, sendo que em 2015, Rondônia foi o estado que mais teve crescimento dentro da entidade. Quando o assunto é leite, é o oitavo maior produtor no Brasil. Desta produção, a cada 100 litros de leite produzidos no estado, cerca de 80 vêm da raça.

De acordo com a associação, mais de 80% da produção de leite no país é de Girolando. Para um dos organizadores do evento e zootecnista, Kleber Ribeiro, o grande diferencial é que se trata de um animal aliado a qualidade e alta produção, principalmente no clima do bioma amazônico. A raça também é conhecida por sua adaptação a diferentes manejos e produção por longo tempo, além de ser considerada uma raça fértil.

Os milhares de animais registrados no estado são inspecionados e avaliados por técnicos da associação. Ainda segundo Ribeiro, os assuntos tratados durante o encontro ressaltaram a importância de se criar a raça e o por quê de se registrar os animais.

A raça é um patrimônio genético do Brasil e é um dos grandes nomes em produção leiteira.  Resultado de um cruzamento genético entre as raças Gir e Holandesa, é considerada pelo Ministério da Agricultura desde 1996. A raça tem seus registros genealógicos e programa de melhoramento feitos pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que organizou o encontro em Rondônia.
Autor: Do G1 RO
Fonte: Do G1 RO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas