Encadeamento Produtivo possibilita expansão de empresas com foco no agronegócio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Táubita de Sordi apresenta sistema elaborado a partir do Encadeamento Produtivo do Sebrae/SC
Buscar soluções tecnológicas para o gerenciamento da bovinocultura de leite com foco no aumento da produtividade, rentabilidade e qualidade do produto. Esse é o principal objetivo da empresa Mais Leite que há cerca de dois anos integra o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”. Por meio de um sistema de cadastro de dados para o controle reprodutivo e gerencial da atividade, a Mais Leite visa contribuir com a estruturação da cadeira produtiva, integrando ações na busca pelo desenvolvimento e satisfação dos produtores e consumidores.
A metodologia do sistema une a gestão das propriedades, a assistência técnica e as cooperativas e laticínios aliando gerenciamento, competitividade, rentabilidade, responsabilidade social e ambiental. “Por meio do software é possível que o produtor faça a gestão do rebanho, controle reprodutivo e de alimentação dos animais e também o controle financeiro. Além disso, a assistência técnica auxilia na identificação de problemas e busca soluções viáveis de acordo com a realidade de cada propriedade rural”, explica a proprietária Táubita de Sordi.
O sistema já está sendo comercializado para laticínios e cooperativas da região. “Conseguimos customizar o software de acordo com as necessidades de cada empresa. Omódulo das indústrias une informações de todos os produtores que estão utilizando o sistema e traça alguns indicadores que são estratégicos. É possível fazer o planejamento da produção de leite e gerar um ranking entre essas propriedades para saber quais estão com a maior qualidade e quais necessitam ser trabalhadas individualmente para melhorias na produtividade”, complementa Táubita.
Segundo ela, o Encadeamento Produtivo auxilia na divulgação e expansão da empresa, uma vez que possibilita a aproximação com o público alvo da Mais Leite. “É um trabalho excelente. Temos acesso a vários cursos, consultorias e espaços em feiras voltadas ao setor, como é o caso do Itaipu Rural Show, promovido recentemente em Pinhalzinho, em que estivemos em contato com produtores e cooperativas de vários municípios. Essas oportunidades são únicas e auxiliam na divulgação do nosso trabalho, além do aprimoramento da empresa que tem se tornado cada vez maior”, afirma a proprietária.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani destaca que a intenção do Encadeamento é qualificar todos os envolvidos no processo de produção, especialmente as pequenas empresas rurais e urbanas que participam da cadeia produtiva comandada pelo grupo. “A ação impulsionará ainda mais a competitividade e a inovação em todo o processo da cadeia produtiva”.
Conheça o programa
O Encadeamento Produtivo é considerado o maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil e visa desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. O programa é desenvolvido pelo Sebrae/SC, Aurora Alimentos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias – Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.
A iniciativa é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas – uma das mais antigas e vitoriosas parcerias orientadas para a profissionalização de produtores rurais do País. O programa é desenvolvido em quatro etapas que incluem adesão ao projeto, diagnóstico das necessidades da empresa rural ou urbana, elaboração de plano de ação e capacitação e consultoria para acesso ao mercado.
http://oregionalsul.com.br/agronegocio/encadeamento-produtivo-possibilita-expansao-de-empresas-com-foco-no-agronegocio/54014

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas