#Empresa de Taió é a sétima habilitada a vender seus produtos para todo Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Menos de dez dias da assinatura de um termo de cooperação técnica estabelecendo parceria entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Sebrae no processo de capacitação e certificação das empresas catarinenses que utilizam matéria-prima de origem animal e têm interesse no mercado brasileiro, mais uma empresa foi credenciada oficialmente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Suasa), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A distribuidora de carnes Elgolli, de Taió, no Alto Vale do Itajaí, é a sétima empresa habilitada a vender seus produtos para todo o Brasil.

 

As primeiras empresas a aderirem ao Sisbi foram: Laticínios Gran Paladare, de Chapecó; Avícola Fragnani, de Cocal do Sul; Matadouro Frigorífico de Ovinos e Caprinos Guatapará, de Guatambu; Distriboi – Distribuidora de Carnes, de Camboriú; Embutidos e Defumados Marca Olho, de Pomerode; e a Cooperativa Vilmon, de Ipuaçu. Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, hoje há pelo menos mais 11 empresas que estão se adequando para aderirem ao Sisbi de várias regiões do Estado e já receberam auditorias orientativas e de conformidade técnica para depois comercializarem seus produtos em todo o território brasileiro, sob fiscalização do Estado por meio da Cidasc. “É o aumento da competitividade da produção, aumentando o valor agregado e desenvolvendo o setor. Isso para nós é fundamental para valorizar todos os produtores rurais de Santa Catarina”, destaca Rodrigues.

 

O secretário observa ainda que a inspeção de produtos de origem animal pelo novo sistema Sisbi-Suasa impõe altos padrões de segurança sanitária e de qualidade de produtos, dando garantias aos consumidores. Ele lembra que Santa Catarina é o maior produtor brasileiro de carne suína, o segundo maior produtor nacional de carne de frango e o quinto maior produtor de leite. O Suasa foi criado em 2006 com a finalidade de ampliar a capilaridade da inspeção dos alimentos de origem animal e vegetal.

 

O sistema de defesa agropecuária inclui atividades de sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária, vigilância de animais, vegetais, insumos, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal. Para a exportação de produtos de origem animal, a inspeção continuará sendo de competência exclusiva do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hoje, a Cidasc tem 800 agroindústrias catarinenses cadastradas na Inspeção Estadual. A meta é que em dois anos, destes 800 estabelecimentos, 200 recebam o selo do Sisbi-Suasa.

Fonte: SAA/SC

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas