Empaer realiza curso de derivados do leite para produtores em Colniza

Com objetivo de capacitar e oferecer alternativas de renda para a família rural, a extensionista social da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Conceição Santana Ribeiro, ministrou curso sobre derivados de leite, no município de Colniza (1.065 km ao Norte de Cuiabá).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O curso foi realizado na cozinha da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Assentamento Rural Colniza I, e reuniu 28 pessoas, entre jovens, mulheres e produtores rurais.

Durante o curso foram dadas orientações técnicas de como fazer requeijão cremoso, queijo minas frescal branco e temperado, queijo meia cura, pré-cozido, iogurte, doce de leite pastoso e em barra, licor de leite, muçarela e outros. Conceição esclarece que a finalidade do curso foi produzir derivados do leite com qualidade nutricional e mostrar a transformação do leite para produção de queijos. E também como aproveitar o soro na fabricação de ricota, patê, bebida láctea e a técnica de como pasteurizar o leite cru.

De acordo com a extensionista, o aproveitamento do soro é uma surpresa para muitos produtores e destaca que em propriedades rurais o material é utilizado na alimentação dos suínos ou acaba sendo descartado. “Além de produzir derivados do leite mostramos também que o soro pode ser utilizado de forma saborosa e nutritiva”, enfatiza.

A produtora rural, Cristiane Duarte de Lima Caldas fala que pela segunda vez participa do curso de derivados do leite realizado pelos técnicos da Empaer, e que dessa vez, “colocou a mão na massa”, fez doces e queijos. “Prefiro fazer doces e requeijão e pretendo aperfeiçoar na técnica para no futuro comercializar a produção. Por enquanto, somente a família vai testando a qualidade dos produtos feitos em casa”, destaca Cristiane.

Os participantes receberam orientações sobre boas práticas de fabricação, pasteurização, processamento, higiene na ordenha, cuidados com equipamentos e instalações. Antes do curso, o médico veterinário da Empaer, Wilian Kasper, proferiu palestra com a demonstração técnica de higiene na ordenha e qualidade do leite, práticas sobre a saúde do ordenhador, qualidade da água, local de ordenha e outros.

Segundo Wilian, para se obter um produto de qualidade é importante observar as condições de saúde do animal e do ordenhador. Outro ponto de destaque foi a condição da água utilizada para a lavagem das mãos e dos utensílios (como peneiras), dos equipamentos de ordenha e das tetas dos animais para evitar a contaminação do leite. “O local da ordenha tem que ser cimentado, coberto, tranquilo, arejado, limpo e, se possível, com meia parede para proteger o leite contra poeira e evitar contaminação”, esclarece.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/524442/empaer-realiza-curso-de-derivados-do-leite-para-produtores-em-colniza.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas