Empaer promove Dia Especial de Bovinocultura de leite em Livramento

Empaer Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam na comunidade Mangueiral, no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam na comunidade Mangueiral, no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), o Dia Especial sobre a Bovinocultura de Leite com apresentação dos resultados da Unidade de Referência Tecnológica (URT). O evento, que será realizado nesta sexta-feira (30.06), às 08h, na propriedade do produtor rural Celso do Carmo Pereira e da sua esposa, Ana Lúcia de Almeida. Contará com a participação de produtores rurais, técnicos e outros.
Serão apresentadas quatro estações com informações técnicas voltadas para a agricultura familiar. A primeira estação vai mostrar aos participantes a implantação da URT pelo coordenador Metropolitano da Empaer, Nivaldo Ponciano e pelo coordenador Regional, Vico Alencar. Na segunda, sobre técnica e manejo de ordenha com o médico veterinário da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Mauro Machado Vieira. Na terceira estação, o engenheiro agrônomo da UFMT, Joadil Gonçalves de Abreu explicará sobre a capineira. Por último, o zooctenista da Empaer, Antônio Rômulo Fava mostrará a recuperação da pastagem.
O zootecnista Fava comenta que será apresentada a rotação de pastagem em uma área de oito hectares, dividida em 13 piquetes para criação de 22 vacas leiteiras. Ele fala que até o final deste ano serão implantados 15 piquetes na propriedade. O Dia Especial pretende mostrar para os produtores a importância da capineira no período de seca, manejo da ordenha com a limpeza dos tetos, teste de mastite, ou seja, como é importante utilizar tecnologia assistida para produção de leite.
O produtor Celso possui uma área total de 19 hectares, um plantel de 22 cabeças de gado da raça Girolando. A produção diária atinge entre 10 a 12 litros de leite por vaca. A bovinocultura representa uma das principais atividades econômicas para a agricultura familiar. De acordo com levantamentos dos técnicos da Empaer, 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no período das chuvas e de 40 litros na seca.
O encerramento do Dia Especial está previsto para às 12h. Mais informações pelo telefone (65) 99901 8486 – Antônio Fava.
http://www.folhamax.com.br/economia/empaer-promove-dia-especial-de-bovinocultura-de-leite-em-livramento/129740

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas