Emenda beneficia economia em Nova Brasilândia

Durante o final de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), entregou em um só dia quatro tratores a quatro associações da área rural do município de Nova Brasilândia.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Durante o final de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), entregou em um só dia quatro tratores a quatro associações da área rural do município de Nova Brasilândia. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda individual do parlamentar, de R$ 240 mil, por intermédio do governo do Estado, sob a gerência da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri).

“Respeitando a nova legislação em vigor, a pedido da prefeitura de Nova Brasilândia por solicitação da vereadora Ana Paula (PTB), após análise do melhor projeto e abrangência do maior número de produtores rurais, destinamos emenda para aquisição dos maquinários agrícolas na intenção de promover o aumento da produção dos agricultores familiares, com qualidade”, explicou Maurão de Carvalho.

O presidente da Assembleia acrescentou que a aquisição desses equipamentos comprova a boa relação entre os Poderes Executivo e Legislativo.

“Apoiamos incondicionalmente o setor produtivo, responsável pelo equilíbrio financeiro do Estado, garantindo e mantendo Rondônia em posição favorável na balança comercial em relação a outras unidades da federação, apesar da crise política e econômica pela qual passa o País”, justificou o parlamentar.

No início da manhã de sábado (18), a Associação dos Produtores Rurais Unidos para Todos recebeu o primeiro trator, no pátio da igreja Santa Maria Goreth, na Linha 10, em Nova Brasilândia. Atendendo à nova legislação, o equipamento foi entregue pelo governo do Estado à Prefeitura de Nova Brasilândia, que de imediato assinou o termo de concessão de uso e repassou o maquinário à associação.

“Nossa associação atende mais de 90 famílias, que enfrentam as dificuldades da correção do solo e preparo para o plantio, o que gera gasto para a produção. Esse trator vai facilitar muito na redução de gastos e aumento da produtividade”, declarou o presidente da Associação, Antônio Muniz dos Reis.

Próximo ao final da manhã, foi a vez da Associação dos Produtores e Produtoras Rurais Nova Geração, localizada na Linha 21 Norte, que também por meio de convênio do Estado com a prefeitura de Nova Brasilândia, recebeu um trator. De acordo com o presidente da associação, Vatercir Alves Carneiro, o popular Têtessi, o equipamento beneficiará diretamente 91 famílias associadas, além de pequenos produtores da região, no plantio e aumento da produção da agricultura de café conilon, produção considerada carro chefe do município.

Porco assado e caldo de peixe marcaram a comemoração dos associados da Associação Boa Sorte dos Pequenos Produtores Rurais, na Linha 110 Sul, que atualmente conta com cerca de 90 integrantes, também contemplada com um trator.

“Estamos felizes e com a agilidade e entrega do equipamento solicitado em fevereiro. Vamos agora investir no aumento do plantio de café e produção de leite para ampliar a renda de nossa comunidade e região”, declarou o presidente da entidade, João Silva.

Fechando a série de entregas, a última beneficiada, no começo da noite, foi a Associação dos Pequenos Produtores da Linha 126, km 16, de Nova Brasilândia, que atualmente atende diretamente 40 famílias.

Para o presidente, Dauro Gomes de Geraldino, o trator beneficiará a comunidade na gradeação e preparação do solo para o plantio do café, puxará madeira, entre outros benefícios que visem a melhoria de vida e aumento da produção.

Os deputados Laerte Gomes (PSDB) e José Lebrão (PMDB) e o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Cesar Padovani, participaram do evento, que reuniu cerca de 2 mil pessoas.

http://www.rondoniagora.com/politica/noticia/2016/06/emenda-beneficia-economia-em-nova-brasilandia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas