Embrapa e Sistema OCB iniciam o 2º Censo do Cooperativismo de Leite

Brasília (2/3) – Nesta manhã, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, assinam o contrato de realização da segunda edição do Censo do Cooperativismo de Leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A iniciativa visa atualizar as informações sobre o tema no Brasil. Irá subsidiar a formulação de políticas públicas e a busca de soluções para ampliação e fortalecimento das cooperativas, considerando as relações com os produtores e com o mercado consumidor. Todo o trabalho será realizado em parceria com as unidades estaduais do Sistema OCB.

O primeiro Censo do Cooperativismo de Leite foi realizado em 2003 em conjunto com o Centro de Estudos em Pesquisas Avançadas (Cepea). Doze anos depois, os novos dados mostrarão avanços do setor, necessidades e também tendências. O questionário já foi validado em um teste e passa por ajustes finais com base nos feedbacks das cooperativas e já será aplicado nos próximos meses. A expectativa é que os resultados estejam disponíveis no segundo semestre.

Segundo o presidente Márcio Freitas, conhecer a fundo as atividades das cooperativas é fundamental para a atuação do Sistema OCB como entidade de representação. “Sabemos que o cooperativismo de leite desempenha papel fundamental na organização dos produtores em um mercado altamente competitivo. No último levantamento as cooperativas eram responsáveis pela captação de 40% da produção de leite no Brasil, reunindo mais de 151 mil produtores associados. É uma importante contribuição social e econômica”, comenta.

Para o Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o cooperativismo de leite é de vital importância para corrigir imperfeições de mercado, tão comum nesta atividade. «O produtor de leite tem pouco poder de barganha na hora de comercializar, pouco acesso a assistência técnica e informações de mercado. A cooperativa pode suprir tudo isso. Conhecer a realidade atual do cooperativismo permitirá ao Governo e à OCB traçar estratégias longo prazo com políticas que apoiem o setor».

SERVIÇO

O que: Assinatura da parceria para realização do Censo do Cooperativismo de Leite

Onde: Sede do Sistema OCB – SAUS Qd 4, Bloco i.

Quando: 2 de março

Telefones: (61) 3217-1525 – Aurélio Prado (OCB) / (32) 3311-7548 – Carolina Pereira (Embrapa)

Carolina Rodrigues Pereira, jornalista MTb 11055-MG
Supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Gado de Leite
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Juiz de Fora/MG

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas