Embrapa descobre que vaca da raça jersolanda polui menos o meio ambiente

Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), descobriram que a vaca da raça jersolanda polui 13% menos o meio ambiente em relação à raça holandesa, por exemplo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Embrapa Pecuária Sudeste Os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), descobriram que a vaca da raça jersolanda polui 13% menos o meio ambiente em relação à raça holandesa, por exemplo. Os resultados chegaram perto dos melhores níveis internacionais. A pesquisa ainda continua para encontrar formas de minimizar os efeitos dos gases estufa liberados pelos animais.
A vaca holandesa é hoje uma das raças mais usadas pra produção de leite no Brasil. Foi dela que surgiu uma variação genética, a jersolanda, que também mistura os genes da raça Jersey. Há cerca de 20 anos, essa mistura passou a ser a preferida de muitos produtores de leite no mundo, como uma substituta pra holandesa.
“É um animal menor, tem uma condição de saúde melhor, tem menos problemas com o casco. Os animais em pasto precisam se locomover bastante, tem esse problema de casco, então são animais que tem uma saúde melhor nesse aspecto e são animais que tem uma longevidade maior por serem cruzados”, explicou a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Patrícia Anchão.
Vaca da raça jersolanda polui menos o meio ambiente, diz pesquisa da Embrapa (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV) Vaca da raça jersolanda polui menos o meio ambiente, diz pesquisa da Embrapa (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)
Vaca da raça jersolanda polui menos o meio ambiente, diz pesquisa da Embrapa (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)
A pesquisadora tem o desafio de conhecer melhor essa espécie. A primeira conclusão mostrou que o nível de proteína do leite dela é um pouco maior, mas já permite ao pecuarista cobrar mais pelo litro na hora da venda.
Emissão de gás metano é menor
Além dessa, a pesquisa também trouxe uma outra revelação com relação a emissão pelas narinas do gado do gás metano, conhecido vilão do efeito estufa. Os pesquisadores usaram um equipamento para descobrir o nível de emissão das vacas holandesas e comparar com o da jersolanda.
“Eles [da raça jersolanda] apresentaram uma emissão de gases bastante baixa, tão baixa quanto os melhores sistemas internacionais, mas a raça jersolanda em relação a holandesa teve uma redução na emissão de gases de 13%. O que é extremamente interessante”, disse a pesquisadora.
Para se ter uma ideia, um produtor que usa a vaca jersolanda precisa plantar 40 árvores para compensar a emissão de cada vaca. Já o que usa a holandesa precisa plantar 52. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Brasil o setor agropecuário é responsável por 33% das emissões de gases poluentes.
a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Patrícia Anchão (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV) a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Patrícia Anchão (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)
a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste Patrícia Anchão (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)
A pesquisa ainda continua para encontrar formas de minimizar os efeitos do gás que ainda é liberado. Mas a descoberta já é um grande avanço e um passo da ciência em direção a um futuro mais limpo.
“Esses animais que emitem menos gás de efeito estufa eles podem contribuir para um cenário que nós procuramos: a produção de leite sem nenhuma poluição”, afirmou Patrícia.
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/embrapa-descobre-que-vaca-da-raca-jersolanda-polui-menos-o-meio-ambiente.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas