Embrapa apresenta novas alternativas de forragem

A Embrapa participa da Expoagro Afubra, que ocorre em Rio Pardo (RS).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Junto com outras Unidades da empresa, a Embrapa Trigo e a Embrapa Produtos e Mercado apresentam alternativas para a diversificação da agricultura familiar, com opções de forragens desenvolvidas para sistemas de Integração Lavoura-pecuária-floresta. A conservação de solo também será tema apresentado em conjunto com a Emater/RS.

A produção agropecuária na Região Sul depende de opções de pastagens capazes de fornecer alimento ao gado durante o ano todo. Períodos de vazio forrageiro podem ser minimizados com o planejamento forrageiro, capaz de assegurar pasto de qualidade no campo e alimento conservado em forma de feno e silagem. De acordo com o pesquisador Renato Fontaneli, a Embrapa disponibiliza uma grande oferta de tecnologias para o produtor de carne e leite no Rio Grande do Sul. São cultivares de cereais de inverno e verão, utilizadas como duplo propósito (grãos e pasto), ou armazenado em forma de silagem ou feno.

As opções da Embrapa Trigo apresentadas na Expoagro Afubra são BRS Tarumã (trigo) e BRS Serrano (centeio). Cereais de inverno que podem ser utilizados com o duplo propósito, servindo tanto ao forrageamento animal quanto à produção de grãos. Como principais vantagens dos cereais duplo propósito estão: cobertura de solo, produção antecipada de forragem no outono, maior produção de grãos, menor acamamento, maior palatabilidade, menor perda por geada, silagem com mais grãos.

Agricultura conservacionista e disponibilidade de água

Na demonstração de tecnologias, técnicos da Embrapa Trigo e da Emater/RS apresentam o simulador de chuvas, equipamento de caráter didático que permite visualizar o efeito da enxurrada em solo coberto com palha e a comparação com o solo em pousio. «O objetivo é conscientizar para o manejo conservacionista do solo nas lavouras produtoras de grãos da região», explica o analista da Embrapa Trigo Jorge Lemainski.

«O objetivo da apresentação é mostrar que no plantio direto, a palha sozinha não é capaz de conter a erosão do solo. A palha ajuda a dissipar a energia da gota da chuva, mas não é eficiente para fazer com que a água infiltre no solo. Ainda, a semeadura morro acima/morro abaixo orienta o fluxo da enxurrada para o sulco da semeadura, aumentando a erosão e o arraste de nutrientes», explica o analista.

http://www.rondoniagora.com/agronegocio/noticia/2016/03/embrapa-apresenta-novas-alternativas-de-forragem.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas