Emater foca na capacitação de produtores de Niquelândia

Em uma ação integrada envolvendo produtores rurais e agricultores familiares, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou uma visita técnica na primeira quinzena de fevereiro, em Niquelândia, tendo em vista capacitar os participantes sobre rentáveis áreas do agronegócio, como a aquicultura.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A Fazenda Cabaña, que desenvolve atividades neste segmento e também trabalha com a Integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) foi escolhida para receber os pequenos agricultores da região.

Na ocasião, foram repassadas informações sobre a estrutura do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), ao explicar qual a destinação dos recursos do programa, as exigências, prazos e juros. Eles também receberam informações do presidente da associação de feirantes de Niquelândia, Gervasi José Soares, sobre o seu funcionamento e as condições de ingresso para comercializar produtos.

Tecnologia aplicada ao campo
Durante a visita à propriedade, os participantes conheceram a tecnologia da Integração Lavoura Pecuária Floresta e seus pontos relevantes. O técnico da Emater, Masolene Sales Dias, apresentou os pontos relevantes como custo, diminuição de esforço e infraestrutura utilizada na mecanização.

Também foram expostos as formas de agregar valor aos produtos elaborados na propriedade como os provenientes dos derivados de leite: queijo, requeijão, doce de leite, entre outros. E dos derivados de peixe: quibe, linguiça, almôndega e filé. E ainda o subproduto do leite, como o soro, que pode ser destinado à alimentação suína.

Na visita ao criatório de peixes em tanques redes sob a responsabilidade da Associação dos Aquicultores, Pescadores e Preservadores da Serra da Mesa, a apresentação ficou a cargo do presidente Antônio Luiz da Cruz. Ele discorreu sobre a criação de peixes, comercialização e os principais problemas enfrentados na atividade. O associado Lenilson Cardoso da Silva deu uma demonstração de filetagem de peixe em atendimento à solicitação dos que desconheciam o processo. O presidente da Associação do Arara1, Valdivino Pereira dos Santos, integrante de um parque aquícola, abordou a necessidade de união dos agricultores familiares e inscritos.

Com a presença do técnico Gutenberg Nascimento, da Fundação de Assistência Técnica de Extensão Rural (Fundater), foram discutidos os principais problemas ligados ao estabelecimento dos parques aquícolas na região. Este, por sinal, é motivo de preocupação da maioria, já que são beneficiários diretos e aguardam as decisões das autoridades do Estado acerca da permissão ou não da criação de tilápia no Lago de Serra da Mesa.

Mais informações: (62) 3201-8700

http://www.goiasagora.go.gov.br/emater-foca-na-capacitacao-de-produtores-de-niquelandia/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas