Emater apresenta experiências em produção de leite a baixo custo

Leite baixo custo/RS - Na última terça-feira (24/10), o 1º Seminário Regional Sobre Sistemas de Produção de Leite a Baixo Custo apontou alternativa
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite baixo custo/RS – Na última terça-feira (24/10), o 1º Seminário Regional Sobre Sistemas de Produção de Leite a Baixo Custo apontou alternativas para diminuição dos custos de produção de leite, considerando o cenário de dificuldades do produtor frente aos preços recebidos pelo leite nos últimos meses.
Realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju), no Salão da AABB, três painelistas apresentaram experiências em produção de leite a baixo custo, mediados pelo professor da Unijuí, Emerson Pereira.
Dentre as experiências apresentadas no evento, a da Emater/RS-Ascar em Fagundes Varela abordou a produção de leite de baixo custo na região da Serra gaúcha, com uso intensivo de pastagens, visando alta produção e menor custo por litro de leite.
De acordo com o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, da Emater/RS-Ascar de Fagundes Varela, é possível obter alta produtividade com baixo custo de produção por litro com o uso de pastagens perenes, sobressemeadura de inverno, introdução de leguminosas e uso estratégico da silagem, conforme a falta de pasto, além do emprego de ração de forma balanceada, para exprimir o máximo potencial produtivo do rebanho. Para exemplificar, o extensionista apresentou casos de produtores que aderiram ao método, obtendo custos operacionais de produção de leite muito abaixo da média, chegando a menos de R$ 0,50 por litro.
Os demais palestrantes foram o zootecnista Davi Teixeira, do Serviço de Inteligência Agronômica (SIA), e o engenheiro agrônomo da Costa de Lima, da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL). Após as apresentações, foi realizado debate. Participaram do evento engenheiros agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas, produtores rurais e estudantes. A realização teve o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS), da Unijuí, dos sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, do Conselho de Desenvolvimento Rural de Ijuí (Comrural), além da CCGL, da SIA e da Emater/RS-Ascar.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=14499:emater-apresenta-experiencias-em-producao-de-leite-a-baixo-custo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas