Em cinco meses, programa Precoce MS abateu 43 mil cabeças de gado

Precoce MS. Precoce MS Criado em 1990 e reformulado este ano, o programa Precoce MS, abateu em cinco meses, 43 mil cabeças de gado, que se encaixam na exigências do programa desenvolvido em Mato Grosso do Sul.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Criado em 1990 e reformulado este ano, o programa Precoce MS, abateu em cinco meses, 43 mil cabeças de gado, que se encaixam na exigências do programa desenvolvido em Mato Grosso do Sul.
O antigo Novilho Precoce foi suspenso em 2015, depois do Governo de Mato Grosso do Sul, que concede incentivos via ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos produtores, encontrar irregularidades no programa. Precoce MS foi reformulado e colocado em prática no dia 1º de fevereiro deste ano, com 600 produtores cadastrados.
De lá para cá, segundo o secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, já foram abatidas 43 mil cabeças de gado. «Com o Plano Safra, trabalhamos fortemente nos programas do governo, como o Terra Boa e o Precoce MS. Depois da alteração do programa, até hoje já foram abatidos 43 mil cabeças e o resultado disso é o trabalho dos técnicos e responsáveis», afirma.
A versão anterior do programa, considerava apenas o animal na avaliação. Agora, é levado em conta o sistema de produção, boas práticas agropecuárias, idade, uniformidade do lote e acabamento de gordura, entre uma série de variáveis, que garantem a qualidade do lote.
O governo concede desconto via ICMS ao produtor rural que está no programa, de até 67%. O teto máximo é de desconto ao pecuarista que produção animais apenas com dentes de leite, sem nenhuma queda; 50% para animais com no máximo dois dentes permanentes, sem a queda dos primeiros médios e de 33% para animais com no máximo quatro dentes permanentes, sem a queda dos segundo médios. Além de outros fatores, é exigido peso mínimo da carcaça de 225 quilos para machos e 180 quilos para fêmeas.
Com um sistema totalmente informatizado, o produtor cadastrado no programa terá o valor do incentivo descrito na sua nota ao final do processo de abate.
https://www.campograndenews.com.br/rural/em-cinco-meses-programa-precoce-ms-abateu-43-mil-cabecas-de-gado

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas