Distribuidora tem prazo de dois dias para informar lotes de #leite adulterado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Consumidor deve evitar produto fabricado em 13 ou 14 de fevereiro. LBR, que distribui marcas Líder e Parmalat, foi notificada nesta terça.

 

 

 

A LBR, empresa responsável pela distribuição de leite no qual irregularidades foram detectadas no Rio Grande do Sul, tem até quinta-feira (20) para informar quais são os lotes com possível leite contaminado e como retirará o produto de circulação. A notificação com prazo de dois dias foi entregue nesta terça-feira (18) pela Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público, como mostra reportagem do RBS Notícias (confira no vídeo).

 

No Paraná, a Secretaria da Saúde suspendeu a venda dos lotes «Lob 04 D 06:00», fabricado em 13/02/2014, e «Lob 18 C 04:01», de 14/02/2014. Conforme a determinação, a empresa LBR, proprietária da marca, deve recolher todos os produtos distribuídos no estado.

 

Na semana passada, o Ministério Público gaúcho flagrou transportadores trabalhando de forma irregular e sem higiene em um posto de combustíveis de Entre-Ijuís, no Noroeste do estado. Nesta segunda (17), o órgão divulgou que foi constatada em exame no leite adição de água e acidez elevada, o que indica apodrecimento.

 

O órgão alerta para que o consumidor evite comprar leite das marcas Líder e Parmalat, distribuídas pela LBR, fabricados em 13 e 14 de fevereiro deste ano nas unidades de Guaratinguetá (SP) e Lobato (PR).

 

De acordo com o Ministério Público, a Confepar, responsável pela adulteração, já tinha sido notificada em abril do ano passado, quando uma pessoa ligada à indústria foi presa em Ibirubá, no Norte do estado, por suspeita de colocar ureia no leite.

 

«Nos preocupa sobremaneira a atividade dessa cooperativa aqui no estado, porque é empregada concorrência desleal e criminosa. Remunera a mais e isso faz com que os produtores e transportadores migrem para esta cooperativa», diz o promotor Mauro Rockenbach.

 

O proprietário de um posto de resfriamento de Condor preso na semana passada prestará depoimento nesta quarta-feira (19) no Ministério Público. Ele está recolhido na Penitenciária Modulada de Ijuí. Procurada pela reportagem, a Confepar preferiu não se manifestar sobre o assunto.

 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2014/03/distribuidora-tem-prazo-de-dois-dias-para-informar-lotes-de-leite-adulterado.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas