Dielat quer incentivar aumento da produção leiteira na região

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Completando um ano de atividades em Taquara, depois de ter assumido as instalações anteriormente utilizadas pela Cooperativa Taquarense de Laticínios (Cootall), a Dielat está com seu projeto consolidado no município. A avaliação foi feita pelo diretor-jurídico da empresa, Giovani Keller, em entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, na terça-feira. Atualmente, a indústria gera 55 empregos diretos, e vários indiretos no município. A empresa busca ampliar a produção leiteira na própria região, de forma a incentivar a cadeia.
Giovani ressaltou, na entrevista, o apoio que a Dielat teve do poder público para se instalar em Taquara. Destacou que a empresa foi procurada devido às dificuldades que a Cootall vinha apresentando para se manter em atividade, e a administração, que estava, naquela ocasião, fazendo contatos com a empresa Fruki, tomou conhecimento da intenção da Dielat em expandir suas atividades. A empresa trabalha na produção de laticínios como leite em pó, leite tipo C (saquinho), leite UHT (caixinha), entre outros produtos relacionados à área. A Dielat possui marca própria, mas também industrializa leite para outras empresas que têm suas marcas, porém não possuem o setor industrial.
Neste primeiro ano, Giovani informou que o processo foi de consolidação da indústria. Destacou que foram necessários investimentos no prédio às margens da avenida Sebastião Amoretti, a fim de adequá-lo às exigências sanitárias. Hoje, a industrialização chega a 150 mil litros por dia, em média, com a meta de alcançar até 300 mil litros, quando a unidade estiver em sua plena capacidade. Para tanto, a Dielat fez investimentos na melhoria dos equipamentos e do prédio. Giovani lembrou que o imóvel que sedia a companhia pertence ao governo do Estado, como remanescente da antiga Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos (Corlac). Atualmente, este imóvel foi cedido pelo governo gaúcho à Prefeitura de Taquara, que, por sua vez, cede à Dielat, mediante o compromisso do pagamento de valores e geração de empregos.
Keller ressaltou que uma das prioridades, do momento, é trabalhar em conjunto com a administração de Taquara e demais entidades ligadas à agropecuária do município para o fomento à cadeia do leite. Atualmente, nem toda a matéria prima para a industrialização da Dielat é obtida dos produtores regionais, o que, segundo Giovani, encarece a produção, devido a custos como frete, entre outros. Por isso, a ideia é cada vez mais aumentar a compra de leite dos produtores regionais. Keller enfatizou que o trabalho visa a mostrar aos agricultores como o leite pode ser uma alternativa de renda mensal, uma vez que se trata de um produto cuja safra se estende por todo o ano, não tendo apenas colheitas anuais. A Dielat está sendo parceira nas conscientizações, na disseminação de tecnologias, entre outras atividades, em uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Taquara, Emater e Sindicatos Rurais.
www.jornalpanorama.com.br/novo/dielat-quer-incentivar-aumento-da-producao-leiteira-na-regiao/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas