DF: Conexão Ciência apresenta os avanços do setor lácteo no Brasil

Conexão Ciência - A produção brasileira de leite deve crescer de 2 a 2,5% em 2018, de acordo com estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A produção brasileira de leite deve crescer de 2 a 2,5% em 2018, de acordo com estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O avanço do setor lácteo nas últimas décadas no Brasil é o tema do programa Conexão Ciência, que vai foi ao ar nesta última quarta-feira (24) às 19h15 na TV NBR, do governo federal. O entrevistado, Pedro Arcuri, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), falou sobre a busca constante pela melhoria da qualidade do leite, que integra os setores públicos e privados no desenvolvimento de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Ao longo de mais de quatro décadas, a Embrapa em parceria com outras instituições públicas como universidades, empresas estaduais e instituições privadas como empresas comerciais, instituições de ensino privado, órgãos de representação, entre outras, tem investido na entrega de soluções tecnológicas que vêm contribuindo para o melhor desempenho da cadeia produtiva de leite e lácteos.  A visão do setor é tornar o Brasil um exportador global significativo de leite e produtos lácteos de valor agregado.
Entre os resultados obtidos em prol do setor produtivo, Arcuri destacou o Programa de Melhoramento Genético Animal para quatro das mais importantes raças leiteiras, Gir Leiteiro, Girolando, Holandesa e Guzerá; o controle estratégico de carrapatos de bovinos; o desenvolvimento de técnicas de reprodução e multiplicação de bovinos zebuínos leiteiros; e a geração das variedades melhoradas de capim-elefante (BRS Capiaçu e Kurumi) e capim-azevém (Ponteio e Integração).
Durante a entrevista, o chefe de P&D da Embrapa Gado de Leite contou também sobre as ferramentas para a gestão de propriedades leiteiras, entre as quais ressalta o Gisleite, sistema para o gerenciamento do desempenho produtivo dos animais e da propriedade de um modo geral, e o GEPleite – ferramenta informatizada para a gestão econômico-financeira da propriedade leiteira, desenvolvida em parceria com a Cooperativa Santa Clara do Rio Grande do Sul.
“Ideas for Milk”: modelo para outras cadeias produtivas
Outra inovação em prol da pecuária leiteira é o evento “Ideas for Milk – desafios de startups”, promovido pela Embrapa Gado de Leite desde 2016. Essa iniciativa aproxima empresas pequenas e criativas, chamadas de startups, com as indústrias tradicionais, fornecedores de ferramentas digitais e investidores interessados em ideias inovadoras, que possam virar produtos comerciais.  “Trata-se de um ecossistema de inovação para a cadeia do leite, que tem resultado em parcerias e soluções digitais para a produção de leite com mais qualidade, além de processamento e distribuição de leite e lácteos com valores desejados pelos consumidores”, explicou o pesquisador.
A inciativa está sendo usada como modelo para outras cadeias produtivas, como a do café, por exemplo.
Agricultura 4.0: a pecuária leiteira na era digital
Arcuri destaca também a chamada Agricultura 4.0, que a cada ano tem ganhado mais espaço na agropecuária brasileira, do pequeno ao grande produtor, e gerado um grande impacto na produtividade, assegurando o equilíbrio nas três vertentes da sustentabilidade – social, econômica e ambiental. Segundo ele, a agricultura digital, voltada ao uso de grandes volumes de dados, automação e robótica, aprendizado de máquinas, precisão na aplicação de insumos, também está associada ao conceito do ecossistema de inovação. “A Embrapa Gado de Leite está utilizando parte das suas instalações físicas em áreas de teste de tecnologias digitais, para aumentar a produtividade e facilitar as atividades dos produtores rurais, tanto em esforço físico quanto em acesso a informações para tomar decisões com maior chance de acertos. Para isso, estamos permanentemente buscando novos parceiros para unirem as suas competências às da Embrapa, em todos os níveis”, finalizou.
O Conexão Ciência é produzido em parceria pela Embrapa e a NBR e vai ao ar todas as terças-feiras na TV do Governo Federal, às 19h15. O programa também pode ser assistido pelo canal da NBR no Youtube.
Fonte: Embrapa.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas