# Deputado apoia projetos para manter o pequeno produtor no campo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Oferecer uma alternativa de produção aos pequenos produtores rurais de Novo Horizonte do Norte, municí­pio localizado a 680 km de Cuiabá. Este é o objetivo da vice-prefeita, Maria Aparecida de Oliveira Gorges (PR), que nesta terça-feira (24) se reuniu com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi, para solicitar apoio aos projetos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura em parceria com os pequenos produtores. Entre as iniciativas, Cida do Indea, como é conhecida a vice-prefeita, destaca os projetos de fruticultura e de piscicultura.

Conforme explica, os pequenos produtores rurais representam 80% da economia do municí­pio, sendo que a principal atividade da classe é a produção de leite. “Eles sofrem muito porque dependem apenas da bacia leiteira, temos uma cooperativa de leite que está lutando para sobreviver também, então hora eles podem pagar um precinho melhor, hora não. Então, essa busca por novas alternativas financeiras, melhora na qualidade de vida e uma renda melhor para cada produtor vai transformar a vida deles”, argumenta.

Para a gestora, a melhora na qualidade de vida vai refletir diretamente na fixação do pequeno produtor no campo. “E isso é o mais importante, porque a gente tá vendo que as famí­lias estão desistindo do meio rural, eles não são valorizados, não são prestigiados, as promessas são muitas, mas nada acontece”, afirma ao ressaltar que outro pleito solicitado ao deputado é a intermediação junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a conclusão da titularização dos cinco assentamentos existente no municí­pio. “Esse processo vai beneficiar ainda mais porque abre a possibilidade de pleitear novas linhas de financiamentos e isso vai fazer com que eles se fixem nas propriedades e sustente bem suas famí­lias”, assegura.

Com cerca de 4 mil habitantes, Novo Horizonte do Norte possui cinco assentamentos – Casulo I e II e Glebas Caracol, Julieta e Bosnaji -, onde vivem aproximadamente 300 famí­lias. Além de apoio para o desenvolvimento dos projetos de fruticultura e piscicultura, a gestora solicitou também a viabilização de calcário, utilizado para fazer a correção do solo; síªmen para o melhoramento genético do rebanho leiteiro, principal atividade do municí­pio, e um í´nibus para fazer o transporte do grupo da Terceira Idade do municí­pio de Tapurah até Cuiabá. Da capital eles seguem para o municí­pio de Aparecida (SP).

“O deputado Mauro Savi nos atendeu prontamente, inclusive viabilizando o transporte da terceira idade, então tenho que dizer que a equipe toda está de parabéns e quero agradecer imensamente ao deputado que imediatamente convidou o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Adriano Falcão, para conversar sobre nossas solicitações e dar os devidos encaminhamentos. Estou muito feliz”, finalizou Cida do Indea que estava acompanhada da secretária de Assistíªncia Social, Luzimar da Silva Caires.
http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=440146

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas