Custo de produção cresceu 0,68% em setembro

ICPLeite/Embrapa - Após o aumento de 2,77% observada no último mês, em setembro o Índice de Custo de Produção de Leite – ICPLeite /
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

ICPLeite/Embrapa – Após o aumento de 2,77% observada no último mês, em setembro o Índice de Custo de Produção de Leite – ICPLeite / Embrapa registrou uma desaceleração no crescimento: 0,68%. O pequeno aumento se deve principalmente a alta do dólar que afetou diretamente o grupo Produção e Compra de Volumosos apresentando maior aumento nos preços, 3,15%.
O aumento no barril de petróleo internacional também fez com que Energia e Combustível tivesse um aumento registrado, 0,98%. Já o grupo Qualidade do Leite apresentou também um aumento, todavia, quase insignificante: 0,03%. O que ajudou a segurar o aumento do índice como um todo foi a queda de 0,13% do grupo Concentrado. Porém o maior valor negativo registrado esse mês ficou por conta do grupo Sal Mineral com um negativo de 0,66%. Variou negativamente também Sanidade, -0,15%. O restante dos grupos – Mão de Obra e Reprodução – não apresentaram variação alguma. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

O ICPLeite/Embrapa acumulou 12,79% de elevação de custos no somatório dos 9 meses até agora de 2018. Todas as variações são positivas em todos os grupos. Energia e Combustível representa a maior soma de altas com 21,90%. Merecem atenção também as altas dos grupos Concentrado e Sal mineral, ambas superiores à do índice, registrando, respectivamente, 19,02% e 14,67%. Qualidade do Leite vem a seguir marcando aumento de 8,77%. Os seguintes, por ordem decrescente são Produção e compra de volumosos, 8,14%, Sanidade 7,33%, Mão de obra 4,36%, e Reprodução, 0,09%. Os dados encontram-se na Tabela 2.

Analisando os últimos 12 meses, o custo de produzir leite aumentou em 16,68%. A maior alta agora passa a ser do grupo Energia e combustível, 26,21%. Ainda assim o grupo Concentrado continua figurando entre as maiores variações no período com seus 25,05%. Apenas esses dois que superaram a média do ICPLeite no período apesar de Sal mineral ter ficado muito próximo, 16,18%. Os demais grupos que também registraram elevação abaixo da verificada pelo índice: Produção e compra de volumosos, com alta de 13,92%, Qualidade do leite, 8,75%, Sanidade, 7,71 e Mão de obra 4,36%. Por fim chama atenção Reprodução muito destoante de todos os outros com um leve aumento acumulado em 12 meses de 0,09%. Os dados no acumulado de dozes meses para cada um dos grupos que compõem o índice encontram-se na Tabela 3.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas