Crise no leite desafia Expoleite e Fenasul, principais feiras do setor no RS

Com menos recursos e menor número de participantes, evento ocorre de 16 a 20 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com a exposição de cerca de 150 bovinos de leite da raça holandesa, ocorrem na próxima semana a 41ª Expoleite e a 14ª Fenasul, no Parque Assis Brasil, em Esteio. A feira, lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (7) na Secretaria Estadual da Agricultura, será realizada de 16 a 20 de maio, com a participação de produtores de diversas regiões do Estado.
A expectativa da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) é de um número menor de criadores, em relação ao ano passado, por conta do agravamento da crise no setor do leite e da redução de patrocínios.
– Os produtores estão estrangulados. E vir para a feira significa custos, do transporte ao tratamento dos animais longe da propriedade – explica Jorge Fonseca da Silva, presidente da entidade.
Para cada animal exposto, o custo varia de R$ 800 a R$ 1,2 mil, segundo Silva. Nos últimos anos, estima-se que pelo menos 25 mil produtores gaúchos tenham abandonado a atividade leiteria por conta do preço baixo do produto e aumento dos custos de produção.
– Estamos buscando um recurso ainda nesta semana para apoiar o transporte dos animais e garantir que um número maior de criadores consiga participar – revelou o presidente da Gadolando.
Entre os destaques da programação, o concurso leiteiro de vacas jovens e adultas, o tradicional banho de leite, a venda a balcão de animais de alta genética e palestras e debates técnicos. Apesar das dificuldades financeiras para realização do evento e o momento de crise do leite, o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, confia em uma feira de bons resultados.
– É um evento tradicional que dá visibilidade a uma atividade muito importante para a economia gaúcha – disse Klein.
Feira paralela à Copa do Mundo do Cavalo Crioulo
A Expoleite Fenasul será realizada, pela primeira vez, em paralelo à ExpoFICCC 2018, considerada a Copa do Mundo do Cavalo Crioulo. A mais importante competição da raça crioula no Mercosul ocorre de 14 a 20 de maio, também em Esteio.
O Brasil estará representado por mais de cem animais. Já os argentinos virão com 50 exemplares e os uruguaios devem estar presente com 30 cavalos. Para debates e intercâmbio sobre a raça, são esperados também representantes da França, Alemanha, Itália e Estados Unidos.
A ExpoFICCC é itinerante e ocorre a cada três anos. A competição retorna ao Brasil depois de nove anos.
 
Fonte: Guachazs
Autor:  JOANA COLUSSI  / Imagem: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas