Criadores de gado leiteiro retomam a produção

Criadores de gado - Em MG, mais de 120 milhões de litros de leite foram descartados durante a greve dos caminhoneiros. Para não jogar tudo fora teve criador que transformou leite em queijo e distribuiu para amigos e parentes.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em MG, mais de 120 milhões de litros de leite foram descartados durante a greve dos caminhoneiros. Para não jogar tudo fora teve criador que transformou leite em queijo e distribuiu para amigos e parentes.

Pedro TorresPrata, MG

O produtor de leite foi um dos mais prejudicados durante a greve dos caminhoneiros. Isso porque o leite é altamente perecível e, sem o transporte até o laticínio, milhares de litros da bebida foram descartados.
Em Prata, no Triângulo Mineiro, 7 mil litros de leite foram jogados fora na fazenda de José Zacarias Costa. Com 35 anos de experiência, o produtor rural nunca tinha passado por isso. “Tive uma perda de R$ 10.500 e tive que tirar o leite para não ter perda de animais”, explica Costa.
A Organização das Cooperativas Brasileiras estima que mais de 400 milhões de litros de leite foram descartados por produtores de todo país. Só no estado de Minas Gerais, o desperdício chegou a 125 milhões de litros.

Para tentar minimizar o descarte, o produtor Luiz Henrique Marcon transformou 600 litros de leite em muçarela e queijo fresco. O destino? “Vamos distribuir para os amigos, não vamos vender nenhum”, garante.
Mais de 30% da produção de leite do país é mineira. Só na região da cidade do Prata, 750 mil litros deixaram de ser transportados para a cooperativa que conta com aproximadamente 900 produtores associados.
Segundo Salvador Venâncio, gerente industrial da Cooprata, uma força-tarefa foi feita para agilizar a coleta do leite represado nas fazendas. “Por questão de logística, nossos transportadores fazem uma viagem por dia. Mas teve transportador que chegou a fazer quatro viagens”, explica.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2018/06/criadores-de-gado-leiteiro-retomam-producao.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas