Criadores de gado de leite investem em ordenha sem ocitocina

Hormônio é muito usado para facilitar a ordenha.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sueleni Rodrigues está na pecuária leiteira só há sete anos. O pai e o irmão fizeram o investimento e ela entrou com a mão de obra no sítio em Guapiaçu (SP). Mas Sueleni impôs duas condições: contar com um veterinário e não usar a ocitocina.

A ocitocina é um hormônio bastante utilizado no meio rural, também conhecido como o hormônio que faz o leite descer. Muitos produtores aplicam doses com uma seringa na veia mamária do animal para estimular a saída de leite.

Criadores de gado de leite investem em ordenha sem ocitocina

Criadores de gado de leite investem em ordenha sem ocitocina

A vaca já produz naturalmente esse hormônio. Toda vez que vai ser ordenhada, libera a ocitocina. Só que, quando o animal está muito estressado, esse processo é prejudicado e, por isso, muitos criadores optam pelo uso do hormônio.

Ricardo Santos Silva, veterinário da Cati, diz que a ocitocina se tornou tão popular porque corrige um defeito de manejo. É muito empregada quando o animal entra na sala de ordenha estressado, com medo de apanhar ou que não tem o bezerro ao pé.

A Sueleni decidiu que no rebanho do sítio da família não ia ser assim. As vacas dela produzem, em média, 26 litros de leite por dia. Como ela está preocupada com o bem estar dos animais, faz tudo na mais pura tranquilidade para que a vaca não fique estressada. Até pelo nome elas são chamadas.

O leite pode sair com mais facilidade adotando diferentes manejos. E nem é preciso grandes investimentos ou mudanças para conseguir isso. Dá para amamentar os bezerros, fazer estímulos com as mãos na pele do úbere, massagem nas tetas antes da ordenha e até investir em medidas que começam na criação do animal.

Segundo Ricardo, apesar da ocitocina não ser um produto ilegal, não ter resíduos e ser liberado pelo Ministério da Agricultura, dá para evitar o uso e fazer do leite um produto mais seguro.

Em Uchôa (SP), Agnaldo José Cardoso tem 15 vacas, sendo que 12 estão em lactação. Ele sempre trabalhou em sítios de outros criadores, mas há dois anos tem produção própria. Agnaldo começou na atividade usando ocitocina. Fez isso a vida toda quando era empregado, mas aos poucos foi deixando a substância de lado.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas