Criadores de búfalos investem na produção leiteira

Uma das preocupações é com a qualidade. Eles não querem ser prejudicados por aqueles que adulteram a composição do leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uma das preocupações é com a qualidade. Eles não querem ser prejudicados por aqueles que adulteram a composição do leite.
A criação de búfalos em São Paulo está muito associada à atividade leiteira e garantir a qualidade é uma das preocupações dos produtores, afinal tem muita muçarela por aí fabricada com leite de vaca sendo vendida como se fosse de búfala e o Nosso Campo vai explicar melhor essa história.
No sítio de Fernando Paiva, em Pilar do Sul (SP), o cuidado com a qualidade exige um controle rigoroso, que começa na ordenha. Todos os dias, uma amostra segue para o laboratório, onde o leite é analisado para certificar a procedência.
Cláudio José da Silva administra uma propriedade que também investe na produção desse leite. Os 75 animais garantem uma média de 550 litros por dia. A higiene e a boa alimentação dos animais são fundamentais para garantir a qualidade.
Todo o processo de produção é realizado sem que haja contato manual dos funcionários. O caminhão de uma empresa terceirizada busca o leite e leva direto para o laticínio.
A qualidade e a acidez são checadas no laboratório do laticínio. O produtor Caio Rossato explica que o teste realizado no local garante ao consumidor que ele vai comprar uma mercadoria feita com leite de búfala. O teste com o uso de um reagente é simples e demora 10 minutos.
Com a qualidade atestada, começa então a fabricação dos queijos. Visualmente, a principal diferença entre o queijo de búfala e o queijo de leite de vaca está na coloração. Ele fica bem mais claro por ter menos gordura.
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2017/02/criadores-de-bufalos-investem-na-producao-leiteira.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas